quinta-feira, 5 de abril de 2012

FELIZ PÁSCOA

Indicação Literária

Livro Pollyanna, sugestão ATP Regina


POLLYANNA
Autor: PORTER, ELEANOR H.
Tradutor: MARTINS, LUIZ FERNANDO
Idioma: PORTUGUES
Editora: MARTIN CLARET
Assunto: INFANTO-JUVENIS - LITERATURA JUVENIL
Edição: 1ª
Ano: 2007

'Pollyanna' é uma história sobre o amor, a amizade e, sobretudo, sobre o surpreendente poder de transformação que os jovens e as crianças podem ter, sem se dar conta. Uma otimista incurável, Pollyanna não aceita desculpas para a infelicidade e empenha-se de corpo e alma em ensinar às pessoas o caminho de superar a tristeza e a vida negativa.

Livro O meu pé de laranja lima, sugestão ATP Alessandra


MEU PE DE LARANJA LIMA, O
Formato: Livro
Autor: VASCONCELOS, JOSE MAURO DE
Editora: MELHORAMENTOS
Assunto: INFANTO-JUVENIS - LITERATURA JUVENIL

Nesta obra, a pobreza, a solidão e o desajuste social são vistos pelos olhos ingênuos de uma criança de seis anos. Nascido em uma família pobre e numerosa, Zezé é um menino especial, que envolve o leitor ao revelar seus sonhos e desejos, por meio de conversas com o seu pé de laranja lima, encontrando na fantasia a alegria de viver.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Indicação Literária

Livro Comédias Brasileiras de Verão, sugestão Professora Coordenadora Andréa Diniz


COMEDIAS BRASILEIRAS DE VERAO
Formato: Livro
Autor: VERISSIMO, LUIS FERNANDO
Editora: OBJETIVA
Assunto: LITERATURA BRASILEIRA - CONTOS E CRÔNICAS

Em 'Comédias Brasileiras de Verão', o autor coloca uma lupa sobre o dia a dia da classe média nacional, quando ela sai de férias e afloram seus desejos e obsessões. Ao analisar as ambiguidades humanas, o gaúcho, com seu olhar bem-humorado, revela as fraquezas nossas de cada dia. Por exemplo - uma mulher se depara com um sujeito deprimido em um bar e decide arrastá-lo para o seu apartamento. 'Sabe que você, péssimo, fica ótimo?', diz ela. Um marido resolve abandonar sua esposa e casar com outra. O que o leva a tomar essa decisão não é a beleza da sua nova amada, e sim a omelete que ela sabe preparar.

Livro A Cabana, sugestão Professora Coordenadora Valéria


CABANA, A
Formato: Livro
Autor: YOUNG, WILLIAM P.
Idioma: PORTUGUES
Editora: ARQUEIRO
Assunto: LITERATURA ESTRANGEIRA - ROMANCES
Edição: 1ª
Ano: 2008

A filha mais nova de Mackenzie Allen Philip foi raptada durante as férias em família e há evidências de que ela foi brutalmente assassinada e abandonada numa cabana. Quatro anos mais tarde, Mack recebe uma nota suspeita, aparentemente vinda de Deus, convidando-o para voltar àquela cabana e passar o fim de semana. Ignorando alertas de que poderia ser uma cilada, ele segue numa tarde de inverno e volta ao cenário de seu pior pesadelo. O que encontra lá pode mudar sua vida para sempre.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Apresentação utilizada na formação dos professores dos 1º aos 5º anos

Páscoa



OVOS DE PÁSCOA

As civilizações mais antigas, como os romanos, egípcios e persas tinham o ovo (não o de chocolate!) como símbolo de renovação da terra e usavam em diversos rituais que ocorriam na época da chegada da primavera. Nesses rituais ovos de aves eram pintados e oferecidos aos deuses como um pedido para que propiciassem um período de boa colheita.

Nesta época, ovos cozidos e depois decorados eram usados para presentear parentes e amigos. Essa tradição continua em muitos países até hoje.

Com o advento do cristianismo o ovo passa a ter outro significado, relacionado não só à fertilidade da terra, mas também à ressurreição de Cristo.

A partir de 1830, quando surgiram as primeiras fábricas de chocolate na Inglaterra, essa tradição ganhou outro sabor e os ovos passaram a ser de chocolate. Sem dúvida é uma delícia!!!

A tradição se espalhou...

Muitos países tem como tradição a troca de ovos de Páscoa. Na Bulgária, por exemplo, tem por tradição pintar as embalagens de ovos com vermelho brilhante, conhecidos como “kolache”.

No Canadá a organização dos ovos para presentear os familiares e feita pelas crianças nas escolas e nesta época a brincadeira de “caça ao ovo” é bastante tradicional. Essa brincadeira também ocorre nos Estados Unidos nesta época, só que de forma diferente: os ovos cozidos são decorados com tintas de diversas cores e são escondidos para as crianças encontrá-los.

Conhecida pelo excepcional chocolate que produz a Suíça não poderia ficar de fora dessa comemoração, só que de uma forma um pouco diferente: neste país os ovos e bolos especiais com chocolate são colocados à venda somente no domingo de Páscoa... Imaginem como ficam as confeitarias neste dia!

Na França, as crianças já acordam preparadas para buscar seus ovos que podem estar espalhados por qualquer canto da casa, inclusive no jardim.

Na Alemanha a Páscoa é bem divertida! A tradição por lá é colorir ovos cozidos, assar bolos especiais e, em algumas regiões até fazem fogueiras entre amigos para compartilhar desses quitutes deliciosos. Essa festa cristão substitui a que seus antepassados realizavam em homenagem à deusa da primavera.

Tocar flauta e dançar ao som dela é a forma que o povo da Índia escolheu para comemorar essa época. Eles também fazem comidas especiais e todos visitam seus amigos, experimentando as comidas em cada um. É costume também que o dono da casa marque a testa de seus convidados com pó colorido.

No Brasil e América Latina
O mais comum é montarem ninhos de Páscoa, sejam de vime, madeira ou papelão, e enchê-los de palha ou papel picado. Os ninhos são deixados para o coelhinho colocar doces e ovinhos na madrugada de Páscoa. A "caça ao ovo" ou "caça ao cestinho" também é utilizada.

Fonte: www.smartkids.com.br


Indicação Literária

Livro Olhe nos meus olhos, sugestão da Professora Coordenadora Alexsandra



OLHE NOS MEUS OLHOS
MINHA VIDA COM A SINDROME DE ASPERGER
Formato: Livro
Autor: ROBINSON, JOHN ELDER
Editora: LAROUSSE DO BRASIL
Assunto: BIOGRAFIAS - PSICOLOGIA

'Olhe nos meus olhos' é a narrativa de alguém que cresceu com a Síndrome de Asperger numa época em que esse diagnóstico não existia. Desde criança, John Robison tinha dificuldades em relacionar-se com outras pessoas. Na adolescência, os problemas se agravaram e apenas aos 40 anos Robison foi diagnosticado por um atento terapeuta que era portador de uma forma de autismo chamada síndrome de Asperger. Essa súbita compreensão transformou a maneira como Robison se via e como via o mundo.

Livro A águia e a galinha, sugestão ATP Andréa


AGUIA E A GALINHA, A
Formato: Livro
Autor: BOFF, LEONARDO
Idioma: PORTUGUES
Editora: VOZES
Assunto: RELIGIÕES - CRISTIANISMO
Edição: 43ª
Ano: 2006

Cada um hospeda dentro de si uma águia. Sente-se portador de um projeto infinito. Quer romper os limites apertados de seu arranjo existencial. Há movimentos na política, na educação e no processo de mundialização que pretendem reduzir-nos a simples galinhas, segundo o autor, confinadas aos limites do terreiro. Como vamos dar asas à águia, ganhar altura, integrar também a galinha e sermos heróis de nossa própria saga? Este livro de Leonardo Boff sugere caminhos, mostra uma direção e projeta um sonho promissor.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ler ou Contar histórias

No vídeo, a especialista afirma que o interessante nas aulas é alternar entre ler e contar histórias. Ao ler, é preciso que o professor mostre para as crianças porque escolheu aquele autor e apresente o objeto livro, um bem cultural que guarda a literatura. No entanto, na contação, o educador tem a oportunidade de resgatar a tradição oral de narrar histórias que foram transmitidas de geração em geração. "São duas situações diferentes de trabalho com a linguagem", diz Denise.



Denise Guilherme, formadora de professores, explica que ler uma história para os alunos é uma forma de apresentar a obra conforme sua linguagem original, nas palavras do autor. Já contar histórias envolve a improvisação, a interação com a turma e a possibilidade de agregar outros elementos ao enredo.

Sugestão de vídeo: Palavra puxa palavra - contos

Indicação Literária

Livro "Pais brilhantes, Professores fascinantes", sugestão Professora Coordenadora Analúcia e ATP Regina


Formato: Livro
Autor: CURY, AUGUSTO
Idioma: PORTUGUÊS
Editora: SEXTANTE
Assunto: AUTOAJUDA
Edição: 1ª
Ano: 2007

Neste livro, o psiquiatra e cientista Augusto Cury mostra que é preciso cultivar a emoção e expandir a inteligência dos jovens. E, para isso, os pais e professores precisam de ferramentas para estimular as crianças e os adolescentes. O autor mostra que, para fazer a diferença, temos de adquirir os sete hábitos dos pais brilhantes e dos professores fascinantes. Além disso, ele chama a atenção para os sete pecados capitais dos educadores e ensina dez técnicas pedagógicas que podem revolucionar tanto a sala de aula quanto a de casa.


Livro O Monge e o Executivo, sugestão Professora Coordenadora Márcia Piques


Formato: Livro
Autor: HUNTER, JAMES C.
Idioma: PORTUGUES
Editora: SEXTANTE
Assunto: ADMINISTRAÇÃO - LIDERANÇA
Edição: 1ª
Ano: 2004

Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta história criada por James C. Hunter para ensinar os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes. Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, ideias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros.