sábado, 28 de agosto de 2010

Semana da Pátria

DELIBERAÇÕES LEGAIS SOBRE O HINO NACIONAL


LEI 5700, DE 1º DE SETEMBRO DE 1971

SEÇÃO II

DO HINO NACIONAL

Observações sobre algumas obrigações legais determinadas pela Lei nº5.700, de 1º de setembro de 1971.

Art. 39 - parágrafo único

Durante a execução do Hino Nacional, todos os presentes devem manter-se em pé e em atitude de respeito, os civis de sexo masculino com a cabeça descoberta e os militares em continência, prestada segundo os regulamentos a que estiverem sujeitos. Quem não estiver cantando, deve conservar-se em silêncio. Nenhuma outra forma de saudação é permitida em tal circunstância.

Art. 34 - É também proibida a execução do Hino em qualquer outro arranjo vocal que não a do maestro Alberto Nepomuceno ( 1864 - 1920 ) , ou em arranjo instrumental não autorizado pelo Presidente da República.

Art. 39 - É obrigatório o ensino do canto e da interpretação da letra do Hino Nacional em todas as escolas, públicas ou particulares, de primeiro e de segundo graus.

Art. 40 - Ninguém poderá ser admitido em cargo público sem conhecer o Hino Nacional.
Nova lei: Escolas terão que executar o Hino Nacional uma vez por semana


LEI Nº 12.031, DE 21 DE SETEMBRO DE 2009.

Altera a Lei no 5.700, de 1º de setembro de 1971, para determinar a obrigatoriedade de execução semanal do Hino Nacional nos estabelecimentos de ensino fundamental.

O VICE – PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º O art. 39 da Lei no 5.700, de 1º de setembro de 1971, passa a vigorar acrescido do seguinte parágrafo único:

“Parágrafo único: Nos estabelecimentos públicos e privados de ensino fundamental, é obrigatória a execução do Hino Nacional uma vez por semana.” (NR)

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 21 de setembro de 2009.

JOSÉ ALENCAR GOMES SILVA
Fernando Haddad

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Educação Física





Jogos Recreativos para Educação Infantil
Agosto/2010




1-Bola no arco - Material : bola e arco. O grupo será dividido em duplas. As duplas ficarão em fila, uma dupla de cada vez irá ao centro do espaço, uma criança da dupla segura o arco e a outra fica com a bola a uma pequena distância um do outro. O aluno que estiver com a bola arremessará em direção ao arco, tentando fazer cesta. Adaptações : - -Usando um cesto de lixo - O professor poderá segurar o bambolê e as crianças em fila arremessarem.

2-Bate – Pega - Distribuir os alunos em círculo (em pé), de modo que o professor se posicione no centro segurando uma bola. O professor, do centro deverá lançar a bola para um dos alunos, sendo que este deverá bater palmas antes de receber a bola.
Regras: Segurar a bola sem deixar cair no chão - Não esquecer de bater palmas antes de segurar a bola - Quando o professor fingir lançar a bola para um dos alunos, este não deverá bater palmas.

3-Formiguinha - Formar grupos (colunas) de acordo com a quantidade de alunos, em diferentes pontos da quadra, sendo que cada grupo terá um circulo correspondente (casinha). Cada aluno (formiguinha) receberá uma folha de jornal, e terá que fazer uma bola (comida) com o mesmo. Ao sinal do professor o 1º aluno (formiguinha) deverá, carregando a bolinha (comida) nas costas das mãos, levá-la até a sua respectiva casinha andando lentamente, retornando ao final de sua coluna e assim sucessivamente até o último. A um novo sinal do professor, cada grupo de formiguinhas terá que tomar a comida das outras casinhas e levá-la para sua. Ao final de um tempo determinado pelo professor encerra se a atividade, e o grupo de formiguinhas que tiver mais comida em sua casinha não passará fome no inverno.

4-Meus ladinhos - Música CD (Xuxa) “mãos direitas na frente, mãos direitas atrás... ouvir e movimentar-se com o ritmo”. Em círculo, aluno por aluno, pintar a mão direita com guache e carimbar no papel pardo. Após carimbar de todos, o mesmo processo com a esquerda. Pedir para irem escrevendo os nominhos. Colocar os cartazes no pátio.

5-Os Caças - Dividir a turma em dois grupos iguais, caçadores e caças. Posicionar uma das equipes (caçadores) em cima da linha de fundo da quadra, e a outra (caças) ocupando todo o espaço disponível. Ao sinal do professor, os caçadores saem, um de cada vez, atrás das caças. Quando o caçador conseguir capturar alguma presa, ele junto com a presa sentam – se no chão no lugar onde houve a captura, e assim sucessivamente. Depois de esgotados todos os caçadores, as equipes se invertem e a atividade recomeça.

6-Pega o rabo do Macaco - Cada criança possuirá um rabinho feito de fita ou papel. Tendo o objetivo de arrancar o rabinho do colega e ao mesmo tempo proteger o seu (dentro de um espaço restrito, como um salão). Não é permitido qualquer tipo de toque, como agarrar partes do corpo do colega, fora o rabinho ou mesmo esconder este com as mãos, no bolso, etc. A crianças que tiver o seu rabinho pego, formará um círculo para diminuir o espaço dos participantes. Material: rabinho de fita ou papel.

7-Forma letras e números - As crianças estarão espalhadas pelo espaço, caminhando livremente. Ao comando do monitor, como por exemplo: "grupo de 3", as crianças devem formar trios e assim por diante ("dupla", "4", "7", "2 com as mãos na parede", "5 com a mão no ombro", "7 com a mão no pé", etc). Quem sobra na formação de cada grupo é eliminado da brincadeira.

8-Cabeça pega rabo - Formar colunas de mais ou menos oito elementos, cada um segurando na cintura do companheiro da frente. O primeiro jogador tenta pegar o último da coluna, que procura se desviar para não ser pego. Se conseguir, o primeiro jogador da coluna troca de lugar com o último.

9-Cabra-cega de roda - Os olhos de uma criança é vedado. A brincadeira se dá em um quarto pequeno ou lugar com poucos móveis para que as crianças não se machuquem. A cabra-cega é girada pelas crinças e é dado o sinal para que ela comece a procurar. Quem ela tocar ou agarrar (deve ser combinado) é a próxima cabra-cega.

10-Mamãe, posso ir? - Uma criança é escolhida para ser a mãe e as outras serão filhas. De uma distância é estabelecido o seguinte diálogo: - Mamãe, posso ir? - Pode. - Quantos passos? - Três de elefante. Dá três grandes passos em direção à mãe. Outra criança repete. - Mamãe, posso ir? - Pode. Quantos passos? Dois de cabrito. Dá dois passos médios em direção à mãe. - Mamãe, posso ir? - Pode. Quantos passos? Quatro de formiga. Quatro passos diminuídos à frente. A primeira das filhas que atingir a mãe assume o posto.

11-Serra, serra, serrador... - Duas crianças se põem de frente e dão as mãos. Depois, ficam balançando os braços, indo e vindo, enquanto falam: - Serra, serra, serrador! Serra o papo do vovô! Quantas tábuas já serrou? Uma delas diz um número e as duas, sem soltarem as mãos, dão um giro completo com os braços, num movimento gracioso. Repetem os giros até completar o número dito por uma das crianças.

12- Pega-Pega/Pique-Pega - Bastante conhecida, tanto quanto a brincadeira anterior. E essa é bem simples. Escolhe-se uma criança para ser o pegador. O pegador deve dar um tempo para as outras crianças se afastarem e depois ir correr atrás delas, até pegar uma (Encostando a mão nas costas por exemplo)! Quando pegar alguém, esse alguém se tornará o novo pegador e assim a brincadeira continua, até cansar. Vale lembrar que deve ser estabelecido um limite, quem ultrapassar o limite passará a ser o pegador mesmo que tenha conseguido fugir!

13- Barra-Manteiga - Separe a turma em dois times, que devem ficar a uns metros de distância. Os jogadores ficam um ao lado do outro, formando uma linha, com as palmas das mãos viradas para cima. Um jogador vai até o time adversário e bate com a palma da mão direita nas mãos dos jogadores do outro time. Ele vai andando com a mão estendida sobre as mãos dos coleguinhas e ao sinal do professor dá um tapinha na mão de alguém e corre de volta para o seu lado do campo. Quem levar o tapa tem de correr atrás do adversário e tentar pegá-lo. Se conseguir, leva o jogador para a sua equipe e vai bater nas mãos do outro time. Ganha quem conseguir trazer mais adversários para a sua equipe.

Semana da Pátria

Ao trabalhar com as crianças o Dia da Pátria é importante fazer uma retrospectiva do Brasil, desde a época do descobrimento até os dias atuais, através do conhecimento da história, dos fatos que fizeram o nosso país se desvincular de Portugal.



É importante propor ações que resultem em reflexão sobre a importância delas para o futuro do nosso país. Propor atividades que façam da data um resgate pátrio: que entenda o significado dos hinos brasileiros, que ouçam e cantem, que entendam o significado das cores e das estrelas da bandeira, conheça o selo brasileiro e onde é usado, assim como o brasão.

Você Sabia?


• Que o Brasil foi o único país das Américas que teve monarquia (governo exercido por quem herda uma nação ou Estado).

• O Grito da Independência foi dado por D. Pedro ás 16h30 de um sábado, 7 de setembro de 1822. O imperador não montava um cavalo, mas um burro, animal preferido para viagens longas (lembre-se que ele estava vindo de Santos para São Paulo).

• D. Pedro tinha 18 nomes:

Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.

• O quadro “Independência ou Morte”, de Pedro Américo, entrou para a história como o retrato do momento da Proclamação da Independência. O curioso é que o pintor nem era nascido em 1822. Pedro Américo criou a obra em 1888, em Florença (Itália), sob encomenda da corte.

• Esta cena foi a escolhida para simbolizar a independência do Brasil, que, no entanto, só foi reconhecida três anos mais tarde por Portugal, e sob o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas ( a moeda inglesa da época) a D. João VI.

• Que a família real tinha maus hábitos. Comia com as mãos; sua primeira esposa, a princesa Leopoldina, temendo ser considerada esnobe, abandonou os talheres que usava na Europa. Aliás, a princesa Leopoldina achava imundos os hábitos de toda a família real portuguesa, principalmente de seus sogros, D. João VI e da rainha Carlota Joaquina. Tanto que costumava evitar os coches (os “carros” da época) e só andava a cavalo, hábito estranho para uma mulher de sua condição.

Fonte: “O Guia dos Curiosos – Brasil”
Marcelo Duarte. Cia. das Letras

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Semana da Pátria

Curiosidades

Aplaudir ou não o Hino Nacional?


Continua em vigor a Lei 5.700, de 1º de setembro de 1971 que regulamenta a forma e a apresentação dos símbolos nacionais. Ela exige manifestação respeitosa durante a execução do Hino Nacional. Nesse caso os aplausos não seriam adequados. Fica, então, a critério dos que estiverem presentes à cerimônia onde o Hino tenha sido executado. Deve-se, talvez, levar em consideração que a execução do Hino Nacional não se trata de um concerto ou apresentação, mas sim de um ato solene, dispensando assim, os aplausos, especialmente se não for executado ao vivo.
O Hino Nacional Brasileiro é música de Francisco Manuel da Silva escrita sobre o poema de Joaquim Osório Duque Estrada.
A primeira execução do HINO NACIONAL BRASILEIRO data de 13/04/1831, desde então é a música mais executada em solenidades especiais.




segunda-feira, 23 de agosto de 2010

2ª Edição do Colinas da Serra

 Leia:
Colinas Da Serra – A voz da Turminha da Escola!
2ª Edição – Ano I – Agosto/2010. Nome do Jornal criado por: ILLA DE SOUSA SILVA, 4ª Série A - Jd. Colinas