segunda-feira, 22 de março de 2010

SUGESTÕES DE ATIVIDADES DE MATEMÁTICA - ED. INFANTIL E SÉRIES INICIAIS

SUGESTÕES DE ATIVIDADES DE MATEMÁTICA


1 - Distribuir vários números entre as crianças, repetir. As crianças só poderão pegar a criança que estiver com o número que o professor falar.

2 - Colocar vários objetos no centro da roda. Passar um saco surpresa pelas crianças, quando a música parar, quem estiver com o saco irá retirar um número, falar que número é e pegar no centro da roda aquela quantidade de elementos.

3 - Dado: jogar o dado, a princípio eles irão contar as bolinhas, com o tempo nem irão contar. Depois de jogar deverão pegar aquela quantidade de materiais.

4- Trabalho com dois conceitos. Jogar o dado com cores e o dado com números. Eles só poderão pegar aquele tanto daquela cor.

5- Brincar com cores e formas. Tem que pegar a forma que saiu: ex: círculo e da cor que saiu.

6 - Brincar com estimativas. Trazer um saco cheio de bolas de gude. Quantas bolas vocês acham que tem aqui?

Registrar a idéia de cada um depois contar e ver quem acertou ou chegou mais perto.

7 - Bingo com números, joga o dado eles marcam o número correspondente.

8 -Vamos lançar uma pergunta para eles onde encontramos números. Podemos mandar essa pesquisa para casa. No dia seguinte, procurar em nosso corpo números. Comparar nossas roupas, sapatos, etc.

9 - Medir tudo em sala, usando barbante, pés, mãos, anotar tudo depois usar a fita métrica.

10 - Colocar o bambolê no chão com números dentro, a professora fala um número e eles têm que correr para dentro do bambolê que tem o número.

11 - A professora fala um número e no bambolê tem que ficar aquele tanto de crianças.

12- Colocar dentro dos bambolês formas geométricas. A professora mostra a forma e eles têm que correr para dentro das formas

13- Vamos fazer estimativa sobre a altura das crianças (anotar na tabela) aquele tanto de crianças.

14- Tabuleiro - Organização da Classe: Duplas. Material: Um tabuleiro (um papel cartão retangular quadriculado em 4 linhas e 6 colunas) para cada jogador ou dupla. Regras- Um dado e fichas ( tampinhas, botões, grãos ) para cada jogador -Cada jogador na sua vez joga o dado e coloca no tabuleiro o número de tampinhas indicado no dado. -Vence o jogador que encher seu tabuleiro primeiro.

15- DEZ COLORIDOS- Material: canudos coloridos, copos de plástico e cartões com as cores dos canudinhos disponíveis.- Aplicação: as crianças formam grupos e cada uma retira de uma caixa maior um número determinado de canudinhos coloridos (ex.: pegue 10 canudinhos coloridos) e coloca em seu copo. Quando a professora sortear uma COR, os componentes colocam seus canudinhos da cor sorteada no centro da mesa. Solicitar que contem o total de canudinhos. Registrar os valores de cada grupo e recolher os canudinhos do grupo.- Variação: o jogo pode ser individual (cada criança retira os canudos) e contam quem tirou mais / menos / mesma quantidade, etc.

16 - O QUE É, O QUE É? - Material: uma sacola e os blocos lógicos (sugiro 4 peças diferentes).- Aplicação: Selecionar as peças colocadas dentro do saco e mostrar às crianças. A criança coloca a mão no saco e através do tato identificará a forma que tateou. À medida que forem retiradas do saco, perguntar quantas ainda faltam.- Variação: a professora coloca a mão, descreve e as crianças tentam adivinhar. Ex.: tem quatro lados do mesmo tamanho (quadrado).

17 - JOGO DO TABULEIRO- Material: tabuleiro individual com 20 divisões, um dado com pontos ou numeração, material de contagem para preencher o tabuleiro (fichas, tampinhas, etc).- Aplicação: cada jogador, na sua vez, joga o dado e coloca no tabuleiro o número de tampinhas indicado no dado. Os jogadores devem encher seus tabuleiros.

18 - JOGO TIRANDO DO PRATO- Material: pratos de papelão ou isopor (um para cada criança), material de contagem (ex.: 20 para cada criança), dado.- Aplicação: os jogadores começam com 20 objetos dentro do prato e revezam-se jogando o dado, retirando as peças, quantas indicadas pela quantidade que nele aparece. Vence quem esvaziar seu prato primeiro.

19 - BATALHA- Material: baralho de cartas de ÁS a 10.- Aplicação: um dos jogadores distribui (divide) todas as cartas entre todos. Cada criança arruma sua pilha com as cartas viradas para baixo, sem olhar para as faces numeradas. Os jogadores da mesa (2, 3 ou 4) viram a carta superior da sua pilha e COMPARAM os números. Aquele que virar a carta de quantidade “maior” (número maior) pega todas para si e coloca num monte à parte. Jogar até as pilhas terminarem.- Se abrirem cartas de mesmo valor, deixar na mesa e virar as próximas do seu monte.- Vence aquele que pegar o maior número de cartas (estratégias: comparar a altura das pilhas, contar, estimar).

20 - LOTO DE QUANTIDADE- Material: dado com pontos, cartelas com desenhos da configuração do dado e fichas para marcar as cartelas sorteadas.- Aplicação: cada jogador recebe uma cartela com três desenhos que representem uma das faces do dado. Na sua vez, joga o dado e se tiver na sua cartela um desenho IGUAL ao da face sorteada, deve cobri-la com a ficha. Termina quando alguém cobrir os três desenhos da sua cartela.

21 - JOGO DO 1 OU 2 - Material: dado com apenas os números 1 e 2, ou fichas em uma sacola (números 1 e 2).- Aplicação: Cada jogador, na sua vez, joga o dado, ou retira uma ficha. O jogador lê o número e procura identificar em seu corpo partes que sejam únicas (ex.: nariz, boca, cabeça, etc) ou duplas (olhos, orelhas, braços, etc). Não pode repetir o que o outro já disse. Caso não lembre, a criança passa a vez. Jogar até esgotar as partes.

22 - SACOLA MÁGICA- Material: uma sacola, um dado, materiais variados (em quantidade).- Aplicação: uma criança joga o dado, lê o número e retira da sacola a quantidade de objetos correspondente à indicação do dado. Passa a vez a outro jogador, até que todos os objetos sejam retirados da sacola. Podemos comparar as quantidades no final (mais/menos, muitos/poucos).

23 - FORMANDO GRUPOS- Material: apito, cartazes com números escritos.- Aplicação: as crianças se espalham em um lugar amplo, até que se toque o apito. A professora mostra um cartaz com o número e as crianças deverão formar grupos com os componentes de acordo com o número dito. - Discutir: quantos conjuntos? Quantas crianças ficaram de fora?

24 - TABULEIRO - Organização da Classe: Duplas. Material: Um tabuleiro (um papel cartão retangular quadriculado em 4 linhas e 6 colunas) para cada jogador ou dupla. Regras- Um dado e fichas ( tampinhas, botões, grãos ) para cada jogador. Cada jogador na sua vez joga o dado e coloca no tabuleiro o número de tampinhas indicado no dado. -Vence o jogador que encher seu tabuleiro primeiro.