quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Expectativas de Aprendizagem do 1º ao 5º ano de Matemática

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM -  MATEMÁTICA
1º ANO

NÚMEROS
• Identificar números, percebendo sua função social.
• Realizar a contagem de objetos (coleções) pelo uso da seqüência numérica (oral/escrita).
• Reconhecer grandezas numéricas pela identificação da quantidade de algarismos e da posição ocupada por eles na escrita numérica.
• Utilizar números para expressar quantidades de elementos de uma coleção e para expressar a ordem numa seqüência
• Ler, escrever (produzir), comparar e ordenar números pela compreensão das características do sistema de numeração decimal.
• Construir procedimentos como formar pares e agrupar, para facilitar a contagem e a comparação entre duas coleções.


OPERAÇÕES
• Interpretar e resolver situações-problema, compreendendo significados da adição e subtração utilizando estratégias pessoais e algoritmos convencionais.
• Reconhecer e utilizar algoritmos como ferramenta que facilitam o calculo.
• Indicar o número que será obtido se duas coleções de objetos forem reunidas (situações-problema de “compor/juntar”).
• Indicar o número que será obtido se forem retirados objetos de uma coleção dada.
• Compor uma coleção com duas ou três vezes mais objetos que outra coleção dada.
• Utilizar estimativas para avaliar a adequação do resultado de operações.
• Utilizar uma técnica convencional para calcular o resultado de subtrações, sem recurso à unidade de ordem superior.


ESPAÇO E FORMA
• Localizar pessoas ou objetos no espaço, identificando a movimentação dos mesmos, com base em diferentes pontos de referência e também em indicações de posição.
• Identificar e registrar os deslocamentos de objetos através de registros e vocabulário específico.
• Observar e reconhecer figuras geométricas tridimensionais presentes em elementos naturais e nos objetos criados pelos homens, identificando suas características.
• Identificar e construir figuras geométricas planas, apresentando pelo menos duas características de cada uma delas.
• Identificar nos objetos de seu cotidiano superfícies planas e arredondadas.

GRANDEZAS E MEDIDAS
• Identificar unidades de tempo. (hora, dia, semana, mês, ano etc...)
• Identificar os meses do ano, explorando o calendário.
• Antecipar, recordar e descrever oralmente seqüências de acontecimentos referentes ao período de um dia.
• Reconhecer as unidades usuais de medida.(metro, centímetro, quilograma, grama, litro e mililitro).
• Comparar grandezas de mesma natureza por meio de uso de instrumentos de medidas conhecidos.

TRATAMENTO DA INFORMACÃO
• Criar registros pessoais (como desenhos, códigos) para comunicação das informações coletadas ou obtidas (resultados de um jogo, aniversários dos amigos, comunicação de hora e local de uma reunião etc).
• Registrar em tabelas simples suas observações (sobre condições do tempo, eventos da semana, por exemplo.

2º ANO

NÚMEROS
• Identificar números, percebendo sua função social.
• Utilizar diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção: contagem, formação pares, agrupamentos e estimativas.
• Contar em escalas ascendentes e descendentes de um e um, de dois em dois, de cinco em cinco etc, a partir de qualquer número dado, organizando agrupamentos.
• Construir procedimentos para comparar a quantidade de objetos de duas coleções, identificando a que tem mais, a que tem menos, ou se têm a mesma quantidade.
• Utilizar a calculadora para produzir escritas de números que são ditados.

OPERAÇÕES
• Interpretar e resolver situações-problema, compreendendo significados da adição e subtração utilizando estratégias pessoais não convencionais.
• Interpretar e resolver situações-problema, compreendendo significados da adição e subtração utilizando estratégias e algoritmos convencionais.
• Reconhecer e utilizar algoritmos como ferramenta que facilitam o calculo.
• Utilizar sinais convencionais (+,–, =) na escrita de operações de adição e subtração.
• Analisar, interpretar e resolver situações-problema, compreendendo os diversos significados da adição e subtração, utilizando estratégias pessoais, com o uso de técnicas convencionais e não convencionais

ESPAÇO E FORMA
• Localizar pessoas ou objetos no espaço, identificando a movimentação dos mesmos, com base em diferentes pontos de referência e também em indicações de posição.
• Estabelecer comparações entre objetos do espaço físico e objetos geométricos – corpos redondos e poliedros – sem uso obrigatório de nomenclatura.
• Identificar e construir figuras geométricas planas, apresentando pelo menos duas características diferentes em cada uma delas.
• Utilizar vocabulário especifico para indicar a posição de objetos dispostos no espaço, indicando deslocamento de objetos em diversas direções.

GRANDEZAS E MEDIDAS
• Identificar unidades de tempo – dia, semana, mês, bimestre, semestre, ano e utilizar calendários.
• Orientar-se corretamente usando vocabulário especifico para medir o tempo. Ex, faltam 10 minutos para as 15:00.
• Resolver situações-problema que envolvam a grandeza “COMPRIMENTO, MASSA, CAPACIDADE, TEMPERATURA”, utilizando estratégias pessoais, compreendo seus respectivos significados.
• Comparar grandezas de mesma natureza, por meio do uso de instrumentos de medida conhecidos – fita métrica, balança,pipetas

TRATAMENTO DA INFORMACÃO
• Ler e interpretar informações apresentadas em tabelas simples.
• Coletar e organizar informações, criando registros pessoais para comunicação de idade, número de irmãos, peso de animais que antecedem a elaboração de tabelas e gráficos.
• Resolver situações-problema que envolvam a localização de dados em folhetos de compra e de propaganda.
• Organizar tabelas simples e gráficos de barras e colunas para apresentar o resultado de pesquisas realizadas.

 3º ANO

NÚMEROS
• Identificar números, percebendo sua função social.
• Reconhecer os elementos que compõe uma determinada seqüência, (objetos, números) sendo capaz de continuar-la, identificando o critério que a constitui.
• Compor e decompor números segundo classes e ordem de acordo com o sistema de numeração decimal.
• Dominar o processo de “trocas” presente no material Dourado e Cuisenaire entre outros.
• Utilizar a calculadora para produzir e comparar escritas numéricas.
• Resolver situações-problema que envolvam relações entre números, tais como: ser maior que, ser menor que, estar entre, ter mais um, ter mais dois, ser o dobro, ser a metade.
• Compor e decompor números segundo classes e ordem de acordo com o sistema de numeração decimal. Em situação de uso real, aplicando esses conceitos ao sistema monetário brasileiro.

OPERAÇÕES
• Resolver situação problema utilizando estratégias diversas, sendo capaz de justificar o uso de algoritmos para a resolução esperada.
• Utilizar uma técnica convencional para calcular o resultado de subtrações, com recurso à unidade de ordem superior
• Determinar o resultado da multiplicação de números de 0 a 9, por 2, 3, 4, 5, em situações problema e identificar regularidades que permitam sua memorização.
• Analisar, interpretar, resolver e formular situações-problema, compreendendo alguns dos significados da divisão, utilizando estratégias pessoais e o uso do algoritmo.
• Justificar a troca entre cédulas e moedas, e vice-versa.
• Resolver situações-problema com calculo das quatro operações em que é necessário fazer estimativas ou arredondamentos de números naturais (cálculos aproximados)
• Fazer leitura de frações, associando figuras e nomenclatura.

ESPAÇO E FORMA
• Classificar figuras geométricas de acordo com suas semelhanças e diferenças
• Interpretar a localização de um objeto ou pessoa no espaço pela análise de maquetes, esboços, croquis.
• Relacionar figuras tridimensionais (como cubos, paralelepípedos, esferas, cones, cilindros e pirâmides) com elementos naturais e objetos do mundo que o cerca.
• Perceber semelhanças e diferenças entre figuras tridimensionais e bidimensionais, comparando pirâmides e triângulos, esferas e círculos.
• Identificar espacialmente objetos e figuras, utilizando um vocabulário específico para indicar a posição dos mesmos.
• Construir figuras geométricas planas identificando os elementos que a compõe (lados, ângulos)
• Classificar polígonos de acordo com seus elementos determinando perímetro e área.
• Utilizar instrumentos de medidas específicos de maneira a identificar as dimensões de objetos: peso, altura e comprimento.

GRANDEZAS E MEDIDAS
• Utilizar elementos distintos visando comparar /medir objetos.
• Estabelecer relação entre unidades de tempo — dia, semana, mês, bimestre, semestre, ano, consultando calendários e fazer leitura de horas relacionando minutos e segundos, em relógios analógicos e digitais
• Fazer uso de material específico para determinar as dimensões de objetos distintos (réguas, fitas métricas, pipetas, balanças, etc).
• Dominar o uso de malhas quadriculadas, para ampliar ou reduzir figuras, indicar trajetos e área de polígonos.

TRATAMENTO DA INFORMACÃO
• Ler e associar informações presentes em gráficos e tabelas, interpretando dados.
• Criar registros pessoais (como desenhos, códigos) para comunicação de informações coletadas.
• Coletar e associar informações presentes em tabelas relacionando-as de maneira a elaborar gráficos e vice-versa.

4º ANO

NÚMEROS
• Identificar números, percebendo sua função social.
• Reconhecer os elementos que compõem uma determinada sequência, (objetos, números) sendo capaz de continuar e criar novas seqüências, identificando o critério que a constitui.
• Compor e decompor números segundo classes e ordem de acordo com o sistema de numeração decimal.
• Escrever números racionais de uso freqüente, nas representações fracionária e decimal e localizar alguns deles na reta numérica
• Usar a nomeclatura especifica na aplicação das frações.
• Dominar o processo de “trocas” presente no material Dourado e Cuisenaire entre outros.
• Realizar trocas entre cédulas e moedas e vice-versa,

OPERAÇÕES
• Resolver situação problema utilizando estratégias diversas, sendo capaz de justificar o uso ou não de algoritmos visando obter uma resposta coerente para a proposta apresentada.
• Resolver situação problema utilizando estratégias diversas, justificando o uso de algoritmos visando obter uma resposta coerente para a proposta apresentada. De acordo com a idéia da operação presente no contexto.Dominando os algoritmos referente as quatro operações.
• Resolver situações-problema em que é necessário fazer estimativas ou arredondamentos de números naturais (cálculos aproximados)
• Aplicar algoritmos a resolução de problemas com números decimais
• Identificar e utilizar regularidades para multiplicar ou dividir um número por 10, por 100 e por 1.000.
• Compreender as idéias da divisão (equivalência ”quanto cabe”, separar em partes iguais e adicionar o resto).
• Compor e decompor números segundo classes e ordem de acordo com o sistema de numeração decimal, em situação de uso real, aplicando esses conceitos ao sistema monetário brasileiro.
• Resolver problemas que envolvem o uso da porcentagem no contexto diário.

ESPAÇO E FORMA
• Identificar espacialmente objetos e figuras, utilizando um vocabulário específico para indicar a posição dos mesmos.
• Identificar elementos dos polígonos e determinar seu perímetro com o auxilio de malhas quadriculadas.
• Classificar figuras geométricas de acordo com suas semelhanças e diferenças
• Dominar o uso de malhas quadriculadas, para ampliar ou reduzir figuras, indicar trajetos e medir a área de polígonos.
• Reconhecer e aplicar desenhos de maneira a representar frações.
• Identificar os elementos que compõem os sólidos geométricos (faces, vértices e arestas).
• Reconhecer planificações (moldes) de figuras tridimensionais como cubo, paralelepípedo, pirâmide, cone e cilindro.
• Planificar objetos tridimensionais. (representações bidimensionais)

GRANDEZAS E MEDIDAS
• Utilizar instrumentos de medidas específicos de maneira a identificar as dimensões de objetos: peso, altura e comprimento. Resolvendo situações-problema que envolvam o significado de unidades de medida bem como múltiplos e submúltiplos (grama, quilometro, mililitro,centímetro, etc)
• Utilizar medidas de tempo em realização de conversões simples, entre dias e semanas, horas e dias, semanas e meses.
• Utilizar, em situações-problema, unidades usuais de temperatura.
• Utilizar o sistema monetário brasileiro em situações-problema.
• Compreender o perímetro como a medida do contorno de uma figura plana.

TRATAMENTO DA INFORMACÃO
• Ler e associar informações presentes em gráficos e tabelas.
• Resolver problemas com dados apresentados de maneira organizada por meio de tabelas simples e gráficos de colunas.
• Organizar informações coletadas em tabelas e gráficos (colunas, barras, linha, setor)
• Descrever, por escrito, situações apresentadas por meio de tabelas e gráficos (colunas/barra).

5º ANO

NÚMEROS
• Identificar números, percebendo sua função social.
• Compreender e utilizar as regras do sistema de numeração decimal, para leitura e escrita, comparação, ordenação e arredondamento de números naturais de qualquer ordem de grandeza.
• Utilizar a nomenclatura das frações.
• Escrever e posicionar os números racionais na reta numérica.
• Identificar e produzir frações equivalentes, pela observação de representações gráficas e de regularidades nas escritas numéricas.

OPERAÇÕES
• Analisar, interpretar, formular e resolver situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações envolvendo números naturais.
• Resolver operações com números naturais e racionais, por meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias convencionais,cálculo mental e calculadora e usar estratégias de verificação e controle de resultados pelo uso do cálculo mental ou da calculadora.
• Resolver problemas que envolvem o uso da porcentagem no contexto diário, como 10%, 20%, 50%, 25%.
• Explorar a idéia de probabilidade em situações-problema simples.
• Compor e decompor números segundo classes e ordem de acordo com o sistema de numeração decimal, em situação de uso real, aplicando esses conceitos ao sistema monetário brasileiro.

ESPAÇO E FORMA
• Reconhecer semelhanças e diferenças entre poliedros (como os prismas, as pirâmides e outros).
• Identificar espacialmente objetos e figuras, utilizando um vocabulário específico para indicar a posição dos mesmos.
• Explorar planificações de alguns poliedros e corpos redondos
• Compor e decompor figuras planas e identificação de que qualquer polígono pode ser composto a partir de figuras triangulares.
• Dominar o uso de malhas quadriculadas, para ampliar ou reduzir figuras, indicar trajetos e medir a área de polígonos.
• Identificar relações entre o número de elementos como faces, vértices e arestas de um poliedro.

GRANDEZAS E MEDIDAS
• Calcular perímetro de figuras desenhadas em malhas quadriculadas ou não.
• Utilizar instrumentos de medidas específicos (régua, fita métrica, balanças, pipetas, etc ) de maneira a identificar as dimensões de objetos: peso, altura e comprimento. Resolvendo situações-problema que envolvam o significado de unidades de medida bem como múltiplos e submúltiplos (grama, quilometro, mililitro,centímetro, etc)
• Reconhecer e aplicar desenhos de maneira a representar frações.
• Resolver situações-problema que envolvam o significado de unidades de medidas de superfície como o metro quadrado(m2), o centímetro quadrado (cm2) e o quilômetro quadrado (km2).
• Planificar objetos tridimensionais. (representações bidimensionais)
• Utilizar o sistema monetário brasileiro em situações-problema.

TRATAMENTO DA INFORMACÃO
• Resolver situações-problema com dados apresentados de maneira organizada, por meio de tabelas simples ou tabelas de dupla entrada
• Resolver situações-problema em que os dados são apresentados por meio de gráficos de colunas, barras setores ou de linhas.
• Construir tabelas e gráficos para apresentar dados coletados ou obtidos em textos jornalísticos.
• Produzir textos diversos a partir de informações extraídas de gráficos.

Expectativas de Aprendizagem do 1º ao 5º ano de Língua Portuguesa

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM -  LÍNGUA PORTUGUESA

1º ANO

Comunicação oral
• Participar de situações de intercâmbio oral, ouvindo com atenção, formulando perguntas e respostas, argumentando e opinando sobre assuntos abordados.
• Expressar-se oralmente de forma clara, narrando fatos com seqüência lógica e verbal.

Práticas de leitura
• Escolher e manusear corretamente livros, gibis, revistas e outros suportes textuais que sejam apresentados para ler e apreciar.
• Realizar a leitura de livros/textos, ainda que não seja convencionalmente e fazer uso de procedimentos básicos do leitor e das estratégias de leitura.
• Recontar histórias conhecidas, recuperando algumas características da linguagem do texto lido pelo(a) professor(a).
• Ler, com a ajuda do(a) professor(a), diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e notícias),apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto e sobre as características de seu portador, sobre o gênero e sobre o sistema de escrita.
• Ler, por si mesmo, textos conhecidos, tais como parlendas, adivinhas, poemas, canções, trava-línguas, além de placas de identificação, listas, manchetes de jornal, legendas, quadrinhos e rótulos.
• Localizar palavras num texto que sabem de memória.

Análise e reflexão sobre a língua e às práticas de produção de texto
• Escrever o nome próprio com total autonomia e ler e escrever os nomes de seus colegas e professor.
• Reconhecer as letras do alfabeto e escrevê-las.
• Realizar a escrita espontânea e a leitura de listas, poesias, parlendas, trava-língua, contos de fadas, rotina e combinados didáticos.
• Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional.
• Compreender o funcionamento alfabético do sistema de escrita, ainda que escreva com erros ortográficos.
• Escrever alfabeticamente textos que conhece de memória (o texto falado e não a sua forma escrita), tais como: parlendas, adivinhas, poemas, canções, trava-línguas, entre outros.
• Reescrever – ditando para o professor ou para os colegas e, quando possível, de próprio punho – histórias conhecidas, considerando as idéias principais do texto-fonte e algumas características da linguagem escrita.
• Produzir textos de autoria (bilhetes, cartas, instrucionais), ditando para o professor ou para os colegas e, quando possível, de próprio punho.
• Revisar textos (próprios ou de outros) coletivamente com ajuda do professor.


EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM – 2º ANO


Comunicação oral
• Participar de situações de intercâmbio oral, ouvindo com atenção e formulando perguntas sobre o tema tratado.
• Planejar sua fala, adequando-a a diferentes interlocutores em situações comunicativas do cotidiano.

Práticas de leitura
• Escolher e manusear corretamente livros, gibis, revistas e outros   suportes textuais que sejam apresentados para ler e apreciar.
• Apreciar textos literários.
• Recontar histórias conhecidas, recuperando algumas características da linguagem do texto lido pelo(a) professor(a).
• Ler, com a ajuda do(a) professor(a), diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e notícias),apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto e sobre as características de seu portador, sobre o gênero e sobre o sistema de escrita.
• Ler, por si mesmo, textos conhecidos, tais como parlendas, adivinhas, poemas, canções, trava-línguas, além de placas de identificação, listas, manchetes de jornal, legendas, quadrinhos e rótulos.


Análise e reflexão sobre a língua e às práticas de produção de texto
• Compreender o funcionamento alfabético do sistema de escrita, ainda que escreva com erros ortográficos.
• Escrever alfabeticamente textos que conhece de memória (o texto falado e não a sua forma escrita), tais como: parlendas, adivinhas, poemas, canções, trava-línguas, entre outros.
• Reescrever – ditando para você ou para os colegas e, quando possível, de próprio punho – histórias conhecidas, considerando as idéias principais do texto-fonte e algumas características da linguagem escrita.
• Produzir textos de autoria (bilhetes, cartas, instrucionais), ditando para você ou para os colegas e, quando possível, de próprio punho.
• Revisar textos (próprios ou de outros) coletivamente com ajuda do professor.
 

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM – 3º ANO
 

Comunicação oral:
• Participar de situações de intercâmbio oral, ouvindo com atenção; formular e responder perguntas; explicar e compreender explicações; manifestar opiniões sobre o assunto tratado.
 

Práticas de leitura
• Escolher e manusear corretamente livros, gibis, revistas e outros suportes textuais que sejam apresentados para ler e apreciar.
• Apreciar textos literários.
• Ler, por si mesmos, diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e notícias), apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, sobre as características de seu portador, sobre o gênero e sobre o sistema de escrita.
• Ler, com a ajuda do(a) professor(a), textos para estudar os temas tratados nas diferentes áreas de conhecimento (enciclopédias, informações veiculadas pela internet e revistas).
 

Análise e reflexão sobre a língua e às práticas de produção de texto
• Escrever alfabeticamente textos que conhece de memória (o texto falado e não a sua forma escrita), tais como: parlendas, adivinhas, poemas, canções, trava-línguas, entre outros.
• Reescrever, de próprio punho, histórias conhecidas, considerando as idéias principais do texto-fonte e algumas características da linguagem escrita.
• Produzir textos de autoria de próprio punho, utilizando recursos da linguagem escrita ( bilhetes, cartas, regras de jogos, textos informativos e outros)
• Revisar textos coletivamente com a ajuda do(a) professor(a) ou em parceria com colegas.
• Reconhecer e utilizar a linguagem adequada à finalidade e ao interlocutor.
 

Padrões de escrita
• Pontuar corretamente final de frases, usando inicial maiúscula.
• Segmentar corretamente a palavra na passagem de uma linha para outra.
• Segmentar o texto em frases.
• Reduzir os erros relacionados à transcrição da fala.
• Representar marcas da nasalidade de forma convencional.
• Escrever corretamente palavras de uso freqüente
• Acentuar palavras de uso comum
• Aplicar regra geral de concordância verbal.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM – 4º ANO
 

Comunicação oral
• Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas justificando suas respostas, manifestar e acolher opiniões, fazer colocações considerando as falas anteriores.
• Emitir opinião sobre os textos lidos.
• Recontar apropriando-se das características do texto-fonte.
 

Práticas de leitura
Relacionar os textos à situação comunicativa e aos suportes em que circulam originalmente, observando as relações entre os textos.• Estabelecer conexões entre os textos e os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores.
• Explicitar o assunto dos textos.
• Inferir os sentidos dos textos, por meio da análise de palavras ou expressões.
• Recuperar informações explícitas.
• Correlacionar causa e efeito, problema e solução, fato e opinião.
• Apreciar textos literários.

• Identificar, com auxílio do professor, possíveis elementos da organização dos gêneros textuais.
• Reconhecer e utilizar a linguagem adequada à finalidade e ao interlocutor.
• Analisar as características lingüísticas e discursivas que contribuem para a construção dos sentidos dos textos que serão lidos e produzidos.
• Identificar as características dos diferentes estilos de escrita, das diferentes formas de organização e do conteúdo dos textos.
• Identificar recursos usados na apresentação das personagens e das ações do enredo.
 

Produção escrita de textos
• Produzir textos, levando em conta o gênero e seu contexto de produção e circulação.
• Reescrever e produzir textos de autoria, com apoio do professor, utilizando procedimentos de escritor: planejar o que vai escrever considerando a intencionalidade, o interlocutor, o portador e as características do gênero; fazer rascunhos, reler o que está escrevendo, tanto para controlar a progressão temática quanto para melhorar outros aspectos – discursivos ou notacionais – do texto .
• Revisar os textos durante o processo de produção escrita e ao final dele considerando a coerência, a coesão e a ortografia.
• Produzir resumos a partir de textos lidos.
 

Padrões de escrita
• Pontuar corretamente final de frases, usando inicial maiúscula.
• Segmentar corretamente a palavra na passagem de uma linha para outra.
• Segmentar o texto em frases e parágrafos em função das restrições impostas pelos gêneros.
• Pontuar corretamente os elementos de uma enumeração.
• Pontuar corretamente passagens de discurso direto em função das restrições impostas pelos gêneros.
• Reduzir os erros relacionados à transcrição da fala.
• Representar marcas da nasalidade de forma convencional.
• Respeitar regularidades contextuais.
• Respeitar as regularidades morfológicas
• Escrever corretamente palavras de uso freqüente
• Acentuar palavras de uso comum
• Aplicar regra geral de concordância verbal
• Formatar graficamente o texto.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM – 5º ANO

Comunicação oral:
• Relatar acontecimentos, respeitando a seqüência temporal e causal.
• Ouvir com atenção lendas e mitos de diferentes origens, lidos ou contados, estabelecendo conexões com os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores.
• Recontar lendas e mitos, apropriando-se das características do texto-fonte.
• Ouvir leitura dramática de lenda ou mito.
• Participar de situações de intercâmbio oral, formulando perguntas ou estabelecendo conexões com os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores.

Práticas de leitura
• Relacionar o roteiro/mapa de localização à situação comunicativa e ao suporte em que circula originalmente.
• Relacionar os gêneros textuais à situação comunicativa e ao suporte em que circula originalmente.
• Explicitar a idéia principal (O que o texto fala do assunto tratado?).
• Levantar as idéias principais do texto para organizá-las em seqüência lógica.
• Relacionar pronomes ou expressões usadas como sinônimos a seu referente para estabelecer a coesão textual.
• Explicitar o assunto do texto.
• Correlacionar causa e efeito, problema e solução, fato e opinião.
• Descrever personagens e identificar o ponto de vista do narrador, reconhecendo suas funções na narrativa.
• Articular os episódios em seqüência temporal e caracterizar o espaço onde se realizam os eventos narrados.
• Identificar o conflito gerador.
• Recuperar informações explícitas.
• Estabelecer conexões entre o texto e os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores.
• Estabelecer a relação entre o título e o corpo do texto ou entre as imagens (fotos, ilustrações) e o corpo do texto.
• Localizar informações em gráficos, tabelas, mapas etc. que acompanham o texto.
• Inferir o sentido de palavras ou expressões a partir do contexto ou selecionar a acepção mais adequada em verbete de dicionário ou de enciclopédia.

Produção de textos
• Produzir roteiro levando em conta o gênero e o seu contexto de produção.
• Produzir resumos a partir de textos lidos.
• Reescrever textos conhecidos, levando em conta o gênero e o seu contexto de produção.
• Revisar e editar o texto, focalizando os aspectos estudados na análise e reflexão sobre a língua e a linguagem.
• Identificar, com o auxílio do professor, possíveis elementos da organização interna do roteiro / mapa de localização: ponto de partida, trajeto, ponto de chegada.
• Examinar o uso das formas verbais no infinitivo ou no imperativo para executar as instruções.
• Identificar marcadores espaciais (dentro / fora, em cima / embaixo, direita / esquerda etc.) para compreender alguns de seus usos.
• Identificar marcadores temporais (depois, logo após, então, em seguida etc.) para compreender alguns de seus usos.
• Examinar o uso dos verbos de ação / deslocamento: seguir, virar, passar, contornar etc.
• Identificar, com o auxílio do professor, possíveis elementos da organização interna do artigo de divulgação científica: esquematização inicial, expansão, conclusão.
• Examinar o uso dos tempos verbais no eixo do presente.
• Explorar o emprego de vocabulário técnico de acordo com o assunto tratado.
• Identificar, com o auxílio do professor, possíveis elementos da organização interna da notícia: manchete, parágrafo síntese (lide) e corpo do texto.
• Localizar palavras e expressões que marcam a progressão do tempo e as que estabelecem as relações de causalidade entre os acontecimentos relatados para compreender alguns de seus usos.
• Examinar o uso dos tempos verbais no eixo do pretérito.
• Reconhecer, em relação à finalidade e ao interlocutor, o nível de linguagem em uso: formal / informal.
• Identificar, com o auxílio do professor, possíveis elementos da organização interna da lenda e do mito: situação inicial, desenvolvimento da ação, situação final.
• Distinguir fala de personagem do enunciado do narrador para compreender alguns de seus usos.
• Examinar o uso dos verbos do dizer para introduzir a fala das personagens.
• Examinar o uso dos tempos verbais no eixo do pretérito.
 

Padrões de escrita
• Segmentar o texto em parágrafos, em decorrência das restrições impostas pelos gêneros.
• Pontuar corretamente os elementos de uma enumeração.
• Empregar a vírgula para isolar inversões e intercalações no interior das frases.
• Pontuar corretamente passagens de discurso direto, em razão das restrições impostas pelos gêneros.
• Respeitar as regularidades contextuais e as regularidades morfológicas.
• Acentuar corretamente as palavras, em vista da oposição entre oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
• Aplicar a regra geral de concordância verbal e nominal.
• Formatar graficamente o texto.

Link de Livros

Dicas de Livros - Educar Para Crescer

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

ATIVIDADES COM NOMES

Link de Matemática

Ditado de Números

Tabela Numérica

Tabela numérica
Bloco de Conteúdo: Matemática

Conteúdo: Sistema de Numeração Decimal

Objetivos:

• Identificar números até 100.
• Ler, escrever e comparar números em diferentes contextos de uso.

Conteúdos:

• Ordem de grandeza e regularidade do sistema de numeração.
• Leitura e escrita numérica.

Anos 1º ano
Tempo estimado : Em todos os bimestres/trimestres do ano – atividade permanente.

Material necessário: • Um cartaz , que vá de 1 até 100, deve ser afixado para servir de dicionário e ser consultado.
• Faça algarismos simples, sem desenhos e bem separados.
• Providencie uma cópia menor para cada aluno e objetos com sequência numérica (fita métrica, calendário ou volantes da Mega Sena).
• As primeiras tabelas devem começar com 1 e não com 0, pois muitos alunos se apoiam na contagem para encontrar as escritas que não conhecem.
• Organize a série de 10 em 10 para a identificação das regularidades.

Desenvolvimento


1ª etapa Proponha ao longo do ano atividades envolvendo ordenação de números escritos de diferentes grandezas.
Peça, por exemplo, que os pequenos pesquisem em casa a idade de seus familiares e depois, em sala de aula, ordenem os números coletados na família para determinar quem tem o pai mais velho e o mais novo.
Dos alunos que ainda fazem a escrita invertida, mostre a sequência na parede ou na fita métrica, no calendário etc. Apenas corrigir ou fazê-los copiar várias vezes não resolve o problema.

2ª etapa Organize uma série de fotos de uma mesma região, mas de diferentes épocas, e anote no verso a data em que foram tiradas. A turma terá de descobrir qual é a mais antiga e a mais recente.

3ª etapa
Outras atividades de ordenação podem ser elencadas. Leve os alunos para dar uma volta e peça que anotem a numeração dos prédios de um trecho da rua. Na classe, proponha que comparem os números, verificando o que muda de um para o outro e se há regularidade.

Avaliação Promova variadas situações em que os pequenos terão que ler, comparar e registrar números.

Expectativas de Aprendizagem

Expectativas da educação infantil para 2010




Berçario I e II


Espera-se que ao final do ano letivo o aluno seja capaz de:


• Erguer a cabeça, rolar, sentar, apoiar, rastejar e engatinhar.
• Imitar gestos e vocalizações de adultos, crianças ou animais.
• Organizar seus balbucios em expressões que podem ser compreendidas por qualquer falante de sua língua.
Acompanhar a cantoria de parlendas, cantigas ou brincadeiras cantadas, expressando-se corporalmente, emitindo sonorizações, vocalizando com o apoio do professor, etc • Notar variações de sons (alto, baixo, grave, agudo).
• Ouvir os sons do ambiente e a reagir a sons e músicas.
• Produzir sons batendo, sacudindo, chacoalhando, instrumentos musicais diversos, usando o próprio corpo e a voz.
• Aprender a reconhecer a si pelo próprio nome, assim como a seus pais e amigos mais próximos e os diferentes adultos que têm contato direto nos espaços das creches .
• Brincar com as educadoras de esconder e descobrir o rosto, a procurar e achar objetos que foram escondidos, a esconder-se em algum canto da sala e ser encontrado.
• Explorar desafios maiores como também andar, correr, pular, subir, etc, com maior autonomia, destreza e confiança.
• Usar alguns objetos de um modo inusitado e em substituição de outros (por exemplo, fazer gesto de passar um toquinho de madeira no corpo como se ele fosse um sabonete).
• Aprender a imitar os gestos, movimentos e expressões das outras crianças, adultos ou personagens de histórias diversas que forem lidas, contadas ou dramatizadas pelo professor, em que este se utilize dos recursos expressivos da voz (entonações) e da expressão corporal.
• Encaixar peças de madeira ou empilhar cubos, e a participar com os companheiros de brincadeiras de roda e cirandas.
• Jogar bola e correr, com a supervisão do professor.
• Brincar com água e areia, ou terra, pasta de maisena ou outros materiais e explorar texturas e algumas propriedades simples dos materiais, como, por exemplo, a temperatura e consistência.
• Iniciar pequenas explorações com alimentos, objetos e cheiros que ampliam suas experiências com sensações visuais, auditivas, gustativas e olfativas.
• Aprender a observar reações de causa e efeito se forem estimuladas a agir sobre objetos para ver como eles reagem: chutar bola de modo forte e fraco, misturar terra e água, por exemplo.
• Aprender a utilizar diferentes ferramentas, suportes e materiais e diferentes posições espaciais e corporais para desenhar: sentado, em pé, deitado de bruços, etc., para explorar diversas possibilidades de traçar garatujas, desde as mais desordenadas até os diagramas, etc.
• Explorar as relações de peso, tamanho, volume e direção, explorar espaços, construir conhecimentos sobre equilíbrio , das formas, pesos e tamanhos dos diferentes objetos que compõem seus primeiros jogos: os blocos de construção, as caixas de empilhar e encaixar, etc.
• Explorar o espaço de seu entorno e movimentar-se nele com autonomia e independência.



Maternal I , II e maternal-pré

Espera-se que ao final do ano letivo o aluno seja capaz de:

• Ampliar a imitação de gestos, posturas e vocalizações de modelos (adultos, crianças, animais ou personagens de histórias) na ausência deles e a imitação de objetos (o som do relógio, o movimento de um carro).
• Observar sua imagem refletida no espelho, observar outras pessoas e comparar algumas de suas características pessoais, como cor e tamanho do cabelo, número de dentes, altura.
• Aprender a viver com o outro, conhecer e aprender a lidar com regras e combinados, acalentar o amigo quando este está triste ou chorando, conforme aprendem a realizar brincadeiras e tarefas em dupla ou grupo – guardar brinquedo numa caixa, brincar de fazer “melecas” de água e terra, ou água e areia.
• Desafiar a cantar, sozinhas ou em grupo, partes ou frases das canções que já conhecem.
• Utilizar materiais de uso cotidiano tais como: colher, copo, escova, etc.
• Participar de cirandas e brincadeiras de roda, cantando e fazendo os gestos esperados sem precisar ter o professor como modelo.
• Brincar de esconde-esconde e pega-pega, a jogar bola com supervisão do professor.
• Construir, com o auxilio do professor, brinquedos com sucatas a partir de modelos, casas ou castelos com areia, sucata, tocos de madeira e outros materiais.
• Identificar a escrita do nome próprio e a reconhecer textos recorrentes no cotidiano (tais como convites para festas de aniversário, roteiro de atividades do dia, comunicados aos pais e listas variadas).
• Agir sobre objetos e materiais, fazendo misturas de água e areia ou modelando a massinha produzida, criando misturas. Por exemplo, mingau grosso de água e maisena, e pesquisar algumas características físicas, ou seja, consistência (duro, mole), temperatura (quente, frio), peso (leve, pesado). Podem aprender a observar diferenças e semelhanças entre o estado inicial e final dessas misturas e pensar sobre problemas simples, como por exemplo, como fazer para uma mistura ficar mais “molinha”, ou como deslocar um objeto pesado.
• Reconhecer diferenças e semelhanças entre sua organização familiar e a das outras crianças e identificar seus colegas e outros adultos dos espaços de educação infantil pelo nome.
• Reconhecer e identificar as cores primárias.
• Comparar e identificar tamanhos (grande e pequeno).
• Utilizar a contagem oral para representar noções de quantidades significativas como: idade, número de irmãos, etc.
• Aprender a observar animais, em livros, revistas e filmes, a reconhecer os sons por eles produzidos, sua pelagem, forma do corpo, presença de bico, localização dos olhos e outras características físicas externas, além de alimentação e moradia.
• Participar de brincadeiras musicais e a relacionar a música com a expressão corporal e a dança.
• Identificar diferentes paisagens sonoras, percebendo suas qualidades: aprender a identificar o silêncio, a identificar sons da natureza (cantos de pássaros, “vozes” de animais, barulho do vento, da chuva etc.) Ou da cultura (vozes humanas, instrumentos musicais, máquinas, objetos e outras fontes sonoras). Elas podem aprender a reconhecer diferentes qualidades dos sons, ainda que não saibam nomeá-las convencionalmente, e a apreciar músicas instrumentais e diferentes expressões da cultura musical brasileira, bem como de outras culturas.


Nível I

Espera-se que ao final do ano letivo o aluno seja capaz de:


• Desenvolver a autonomia e a independência com relação à higiene e a alimentação.
• Expressar-se oralmente.
• Participar, reconhecer e compreender a importância de regras e limites dentro de brincadeiras e fora delas, pensando sobre suas atitudes.
• Desenvolver o gosto, cuidado e respeito pela sua produção e pela produção alheia.
• Reconhecer e escrever o próprio nome, dos amigos, do professor com ou sem auxílio do crachá e listas de nomes.
• Escolher e manusear corretamente livros, gibis, revistas e outros portadores que sejam apresentados para ler e apreciar.
• Perceber a escrita e a leitura como forma de comunicação, entendendo sua função social de acordo com o nível de seu desenvolvimento.
• Fazer o conhecimento e reprodução oral de histórias, parlendas, contos, receitas, etc.
• Utilizar a contagem oral em diversas situações, realizando o registro convencional e não convencional.
• Proporcionar situação de comparação, análise de dados e o favorecimento da resolução de problemas que envolvam o raciocínio lógico.
• Analisar objetos e materiais diversos, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles.
• Propiciar momentos significativos para realizar trabalhos de arte desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação, utilizando recorte, colagem, pintura com progressiva destreza.
• Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo.
• Utilizar o movimento como linguagem expressiva, deslocando-se no espaço com progressiva destreza desenvolvendo habilidades motoras.
• Reconhecer e nomear as posições: em pé, sentado, de costas, de frente etc.
• Desenvolver atitudes de cooperação e solidariedade, estabelecendo relações entre as características humanas.
• Desenvolver atitudes de cooperação e solidariedade, estabelecendo relações entre as características do meio ambiente, respeitando a diversidade de vida nele observadas.



Nível II:

Espera-se que ao final do ano letivo o aluno seja capaz de:


• Expressar-se oralmente de forma clara, narrando fatos com seqüência lógica e verbal.
• Desenvolver a autonomia e a independência com relação à higiene e a alimentação.
• Desenvolver atitudes de cooperação e solidariedade, estabelecendo relações entre as características humanas e do meio ambiente, respeitando a diversidade de vida nele observadas.
• Realizar a leitura de livros/textos, ainda que não seja convencionalmente.
• Ter autonomia para escolher livros para ler e apreciar.
• Diferenciar tipos de livros e nomeá-los, a conhecer os diferentes usos e funções desses livros, a fazer uso de procedimentos básicos do leitor tais como ler a partir da capa, virar páginas sucessivamente etc.
• Participar, reconhecer e compreender a importância de regras e limites dentro das brincadeiras e fora delas, pensando sobre suas atitudes.
• Elaborar perguntas e respostas, argumentar e opinar sobre assuntos abordados.
• Escrever o nome próprio com total autonomia e ler e escrever os nomes de seus colegas e professor.
• Reconhecer as letras do alfabeto e escrevê-las.
• Produzir textos oralmente com o professor sendo escriba.
• Identificar parlendas, quadrinhas, adivinhas e outros textos de tradição oral apresentados pelo professor, ajustar o falado ao escrito a partir dos textos já memorizados e localizar palavras num texto que sabem de memória.
• Realizar a escrita espontânea e a leitura de listas, poesias, parlendas, trava-língua, contos de fadas, rotina e combinados didáticos.
• Realizar cópias significativas de listas, parlendas, regras de brincadeiras, poesias, etc.
• Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional.
• Explorar procedimentos necessários para pintar, desenhar, colar, recortar e modelar.
• Utilizar-se dos procedimentos corretos do uso do caderno.
• Desenvolver o domínio da contagem utilizando a linguagem oral.
• Reconhecer e registrar a notação numérica convencional.
• Saber dizer o número que vem antes e/ ou depois de um número definido pelo professor e a utilizar o número na sua função ordinal: indicar a posição de um objeto ou pessoa dentro de uma série.
• Ter noções de medidas, diferenciar medidas não convencionais e convencionais.
• Elaborar estratégias para resolução de problemas.
• Utilizar o desenho como manifestação artística.
• Propiciar momentos significativos para realizar trabalhos de arte desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação, utilizando diferentes estratégias com progressiva destreza.
• Utilizar o movimento como linguagem expressiva, deslocando-se no espaço com progressiva destreza ampliando suas habilidades motoras.
• Expressar- se, comunicar, interagir intencionalmente com diferentes parceiros pelo movimento, ampliando suas possibilidades gestuais.
• Utilizar o movimento como linguagem expressiva, deslocando-se no espaço com progressiva destreza ampliando suas habilidades motoras.
• Reconhecer e nomear as posições: em pé, sentado, de costas, de frente, etc.
• Incentivar a busca e a pesquisa de informações com ajuda do professor e dos pais.
• Observar e comparar os componentes da paisagem aprender a comentar as transformações decorrentes da ação do homem, a observar as construções do lugar onde vivem o local de onde vem a água que consomem etc. Podem discutir como o homem usa e transforma a natureza para sua necessidade e bem-estar e pensar na necessidade de cuidado e preservação do meio ambiente.

VÍDEO

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Pensamento Infantil - o desenho da criança
Rotina do 1º ano
Faixa etária 4 e 5 anos
Conteúdo Identidade e autonomia
- Esclarecer dúvidas e proporcionar vivências do próximo ano de escolaridade já na série anterior.
- Possibilitar a integração entre as crianças de pré-escola com as do 1º ano e seus futuros professores.
- Apresentar os espaços e as propostas do novo segmento. Tempo estimado Variável (depende do número de encontros definido pelo professor).
Desenvolvimento
- 1ª etapa Antes de iniciar as atividades, pergunte às crianças da pré-escola: quais são as principais dúvidas que vocês têm sobre o 1º ano? Registre as perguntas, resuma o que vai mudar no ano seguinte e explique que elas vão participar de diversas atividades para entender na prática essa passagem.
- 2ª etapa Marque uma conversa preliminar com os professores e os alunos do 1º ano e conduza o bate-papo com base nas dúvidas. No caso de escolas que têm apenas a Educação Infantil, vale realizar uma entrevista por e-mail com alunos de Ensino Fundamental de escolas próximas para servir como roteiro da visita.
- 3ª etapa Para favorecer a integração entre as turmas, combine com a professora da série seguinte a organização de uma atividade de entrosamento com as crianças da Educação Infantil. Pode ser um jogo de regras simples para ser realizado em duplas mistas (uma do pré com outra do 1º ano).
- 4ª etapa Programe um passeio monitorado pelos alunos maiores para que os pequenos conheçam o novo espaço e os materiais utilizados no ano seguinte. Nesse dia, um lanche de integração entre os grupos pode ser realizado no espaço da cantina ou no refeitório.
- 5ª etapa Sempre que possível, convém antecipar mudanças de hábitos. Se na pré-escola é necessário esperar o professor reunir todos antes de ir para a classe e a partir do 1º ano os alunos já seguem sozinhos, você também pode incentivá-los a fazer isso a partir do segundo semestre do ano anterior.
Avaliação Proponha a elaboração de um diário com fotos dos momentos da visita, possibilitando que cada criança sugira registros sobre as novas experiências, contando o que aprendeu e o que espera do próximo ano. Esse diário poderá ser retomado logo no ano seguinte, com a intervenção da nova professora. Além disso, com o apoio de anotações, identifique os pequenos que estão mais preocupados e ansiosos. Tranqüilize-os com conversas individuais ou com a família.

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/rotina-1o-ano-428171.shtml