quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Tabela Numérica

Tabela numérica
Bloco de Conteúdo: Matemática

Conteúdo: Sistema de Numeração Decimal

Objetivos:

• Identificar números até 100.
• Ler, escrever e comparar números em diferentes contextos de uso.

Conteúdos:

• Ordem de grandeza e regularidade do sistema de numeração.
• Leitura e escrita numérica.

Anos 1º ano
Tempo estimado : Em todos os bimestres/trimestres do ano – atividade permanente.

Material necessário: • Um cartaz , que vá de 1 até 100, deve ser afixado para servir de dicionário e ser consultado.
• Faça algarismos simples, sem desenhos e bem separados.
• Providencie uma cópia menor para cada aluno e objetos com sequência numérica (fita métrica, calendário ou volantes da Mega Sena).
• As primeiras tabelas devem começar com 1 e não com 0, pois muitos alunos se apoiam na contagem para encontrar as escritas que não conhecem.
• Organize a série de 10 em 10 para a identificação das regularidades.

Desenvolvimento


1ª etapa Proponha ao longo do ano atividades envolvendo ordenação de números escritos de diferentes grandezas.
Peça, por exemplo, que os pequenos pesquisem em casa a idade de seus familiares e depois, em sala de aula, ordenem os números coletados na família para determinar quem tem o pai mais velho e o mais novo.
Dos alunos que ainda fazem a escrita invertida, mostre a sequência na parede ou na fita métrica, no calendário etc. Apenas corrigir ou fazê-los copiar várias vezes não resolve o problema.

2ª etapa Organize uma série de fotos de uma mesma região, mas de diferentes épocas, e anote no verso a data em que foram tiradas. A turma terá de descobrir qual é a mais antiga e a mais recente.

3ª etapa
Outras atividades de ordenação podem ser elencadas. Leve os alunos para dar uma volta e peça que anotem a numeração dos prédios de um trecho da rua. Na classe, proponha que comparem os números, verificando o que muda de um para o outro e se há regularidade.

Avaliação Promova variadas situações em que os pequenos terão que ler, comparar e registrar números.

Nenhum comentário:

Postar um comentário