quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Expectativas de Aprendizagem

Expectativas da educação infantil para 2010




Berçario I e II


Espera-se que ao final do ano letivo o aluno seja capaz de:


• Erguer a cabeça, rolar, sentar, apoiar, rastejar e engatinhar.
• Imitar gestos e vocalizações de adultos, crianças ou animais.
• Organizar seus balbucios em expressões que podem ser compreendidas por qualquer falante de sua língua.
Acompanhar a cantoria de parlendas, cantigas ou brincadeiras cantadas, expressando-se corporalmente, emitindo sonorizações, vocalizando com o apoio do professor, etc • Notar variações de sons (alto, baixo, grave, agudo).
• Ouvir os sons do ambiente e a reagir a sons e músicas.
• Produzir sons batendo, sacudindo, chacoalhando, instrumentos musicais diversos, usando o próprio corpo e a voz.
• Aprender a reconhecer a si pelo próprio nome, assim como a seus pais e amigos mais próximos e os diferentes adultos que têm contato direto nos espaços das creches .
• Brincar com as educadoras de esconder e descobrir o rosto, a procurar e achar objetos que foram escondidos, a esconder-se em algum canto da sala e ser encontrado.
• Explorar desafios maiores como também andar, correr, pular, subir, etc, com maior autonomia, destreza e confiança.
• Usar alguns objetos de um modo inusitado e em substituição de outros (por exemplo, fazer gesto de passar um toquinho de madeira no corpo como se ele fosse um sabonete).
• Aprender a imitar os gestos, movimentos e expressões das outras crianças, adultos ou personagens de histórias diversas que forem lidas, contadas ou dramatizadas pelo professor, em que este se utilize dos recursos expressivos da voz (entonações) e da expressão corporal.
• Encaixar peças de madeira ou empilhar cubos, e a participar com os companheiros de brincadeiras de roda e cirandas.
• Jogar bola e correr, com a supervisão do professor.
• Brincar com água e areia, ou terra, pasta de maisena ou outros materiais e explorar texturas e algumas propriedades simples dos materiais, como, por exemplo, a temperatura e consistência.
• Iniciar pequenas explorações com alimentos, objetos e cheiros que ampliam suas experiências com sensações visuais, auditivas, gustativas e olfativas.
• Aprender a observar reações de causa e efeito se forem estimuladas a agir sobre objetos para ver como eles reagem: chutar bola de modo forte e fraco, misturar terra e água, por exemplo.
• Aprender a utilizar diferentes ferramentas, suportes e materiais e diferentes posições espaciais e corporais para desenhar: sentado, em pé, deitado de bruços, etc., para explorar diversas possibilidades de traçar garatujas, desde as mais desordenadas até os diagramas, etc.
• Explorar as relações de peso, tamanho, volume e direção, explorar espaços, construir conhecimentos sobre equilíbrio , das formas, pesos e tamanhos dos diferentes objetos que compõem seus primeiros jogos: os blocos de construção, as caixas de empilhar e encaixar, etc.
• Explorar o espaço de seu entorno e movimentar-se nele com autonomia e independência.



Maternal I , II e maternal-pré

Espera-se que ao final do ano letivo o aluno seja capaz de:

• Ampliar a imitação de gestos, posturas e vocalizações de modelos (adultos, crianças, animais ou personagens de histórias) na ausência deles e a imitação de objetos (o som do relógio, o movimento de um carro).
• Observar sua imagem refletida no espelho, observar outras pessoas e comparar algumas de suas características pessoais, como cor e tamanho do cabelo, número de dentes, altura.
• Aprender a viver com o outro, conhecer e aprender a lidar com regras e combinados, acalentar o amigo quando este está triste ou chorando, conforme aprendem a realizar brincadeiras e tarefas em dupla ou grupo – guardar brinquedo numa caixa, brincar de fazer “melecas” de água e terra, ou água e areia.
• Desafiar a cantar, sozinhas ou em grupo, partes ou frases das canções que já conhecem.
• Utilizar materiais de uso cotidiano tais como: colher, copo, escova, etc.
• Participar de cirandas e brincadeiras de roda, cantando e fazendo os gestos esperados sem precisar ter o professor como modelo.
• Brincar de esconde-esconde e pega-pega, a jogar bola com supervisão do professor.
• Construir, com o auxilio do professor, brinquedos com sucatas a partir de modelos, casas ou castelos com areia, sucata, tocos de madeira e outros materiais.
• Identificar a escrita do nome próprio e a reconhecer textos recorrentes no cotidiano (tais como convites para festas de aniversário, roteiro de atividades do dia, comunicados aos pais e listas variadas).
• Agir sobre objetos e materiais, fazendo misturas de água e areia ou modelando a massinha produzida, criando misturas. Por exemplo, mingau grosso de água e maisena, e pesquisar algumas características físicas, ou seja, consistência (duro, mole), temperatura (quente, frio), peso (leve, pesado). Podem aprender a observar diferenças e semelhanças entre o estado inicial e final dessas misturas e pensar sobre problemas simples, como por exemplo, como fazer para uma mistura ficar mais “molinha”, ou como deslocar um objeto pesado.
• Reconhecer diferenças e semelhanças entre sua organização familiar e a das outras crianças e identificar seus colegas e outros adultos dos espaços de educação infantil pelo nome.
• Reconhecer e identificar as cores primárias.
• Comparar e identificar tamanhos (grande e pequeno).
• Utilizar a contagem oral para representar noções de quantidades significativas como: idade, número de irmãos, etc.
• Aprender a observar animais, em livros, revistas e filmes, a reconhecer os sons por eles produzidos, sua pelagem, forma do corpo, presença de bico, localização dos olhos e outras características físicas externas, além de alimentação e moradia.
• Participar de brincadeiras musicais e a relacionar a música com a expressão corporal e a dança.
• Identificar diferentes paisagens sonoras, percebendo suas qualidades: aprender a identificar o silêncio, a identificar sons da natureza (cantos de pássaros, “vozes” de animais, barulho do vento, da chuva etc.) Ou da cultura (vozes humanas, instrumentos musicais, máquinas, objetos e outras fontes sonoras). Elas podem aprender a reconhecer diferentes qualidades dos sons, ainda que não saibam nomeá-las convencionalmente, e a apreciar músicas instrumentais e diferentes expressões da cultura musical brasileira, bem como de outras culturas.


Nível I

Espera-se que ao final do ano letivo o aluno seja capaz de:


• Desenvolver a autonomia e a independência com relação à higiene e a alimentação.
• Expressar-se oralmente.
• Participar, reconhecer e compreender a importância de regras e limites dentro de brincadeiras e fora delas, pensando sobre suas atitudes.
• Desenvolver o gosto, cuidado e respeito pela sua produção e pela produção alheia.
• Reconhecer e escrever o próprio nome, dos amigos, do professor com ou sem auxílio do crachá e listas de nomes.
• Escolher e manusear corretamente livros, gibis, revistas e outros portadores que sejam apresentados para ler e apreciar.
• Perceber a escrita e a leitura como forma de comunicação, entendendo sua função social de acordo com o nível de seu desenvolvimento.
• Fazer o conhecimento e reprodução oral de histórias, parlendas, contos, receitas, etc.
• Utilizar a contagem oral em diversas situações, realizando o registro convencional e não convencional.
• Proporcionar situação de comparação, análise de dados e o favorecimento da resolução de problemas que envolvam o raciocínio lógico.
• Analisar objetos e materiais diversos, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles.
• Propiciar momentos significativos para realizar trabalhos de arte desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação, utilizando recorte, colagem, pintura com progressiva destreza.
• Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo.
• Utilizar o movimento como linguagem expressiva, deslocando-se no espaço com progressiva destreza desenvolvendo habilidades motoras.
• Reconhecer e nomear as posições: em pé, sentado, de costas, de frente etc.
• Desenvolver atitudes de cooperação e solidariedade, estabelecendo relações entre as características humanas.
• Desenvolver atitudes de cooperação e solidariedade, estabelecendo relações entre as características do meio ambiente, respeitando a diversidade de vida nele observadas.



Nível II:

Espera-se que ao final do ano letivo o aluno seja capaz de:


• Expressar-se oralmente de forma clara, narrando fatos com seqüência lógica e verbal.
• Desenvolver a autonomia e a independência com relação à higiene e a alimentação.
• Desenvolver atitudes de cooperação e solidariedade, estabelecendo relações entre as características humanas e do meio ambiente, respeitando a diversidade de vida nele observadas.
• Realizar a leitura de livros/textos, ainda que não seja convencionalmente.
• Ter autonomia para escolher livros para ler e apreciar.
• Diferenciar tipos de livros e nomeá-los, a conhecer os diferentes usos e funções desses livros, a fazer uso de procedimentos básicos do leitor tais como ler a partir da capa, virar páginas sucessivamente etc.
• Participar, reconhecer e compreender a importância de regras e limites dentro das brincadeiras e fora delas, pensando sobre suas atitudes.
• Elaborar perguntas e respostas, argumentar e opinar sobre assuntos abordados.
• Escrever o nome próprio com total autonomia e ler e escrever os nomes de seus colegas e professor.
• Reconhecer as letras do alfabeto e escrevê-las.
• Produzir textos oralmente com o professor sendo escriba.
• Identificar parlendas, quadrinhas, adivinhas e outros textos de tradição oral apresentados pelo professor, ajustar o falado ao escrito a partir dos textos já memorizados e localizar palavras num texto que sabem de memória.
• Realizar a escrita espontânea e a leitura de listas, poesias, parlendas, trava-língua, contos de fadas, rotina e combinados didáticos.
• Realizar cópias significativas de listas, parlendas, regras de brincadeiras, poesias, etc.
• Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional.
• Explorar procedimentos necessários para pintar, desenhar, colar, recortar e modelar.
• Utilizar-se dos procedimentos corretos do uso do caderno.
• Desenvolver o domínio da contagem utilizando a linguagem oral.
• Reconhecer e registrar a notação numérica convencional.
• Saber dizer o número que vem antes e/ ou depois de um número definido pelo professor e a utilizar o número na sua função ordinal: indicar a posição de um objeto ou pessoa dentro de uma série.
• Ter noções de medidas, diferenciar medidas não convencionais e convencionais.
• Elaborar estratégias para resolução de problemas.
• Utilizar o desenho como manifestação artística.
• Propiciar momentos significativos para realizar trabalhos de arte desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação, utilizando diferentes estratégias com progressiva destreza.
• Utilizar o movimento como linguagem expressiva, deslocando-se no espaço com progressiva destreza ampliando suas habilidades motoras.
• Expressar- se, comunicar, interagir intencionalmente com diferentes parceiros pelo movimento, ampliando suas possibilidades gestuais.
• Utilizar o movimento como linguagem expressiva, deslocando-se no espaço com progressiva destreza ampliando suas habilidades motoras.
• Reconhecer e nomear as posições: em pé, sentado, de costas, de frente, etc.
• Incentivar a busca e a pesquisa de informações com ajuda do professor e dos pais.
• Observar e comparar os componentes da paisagem aprender a comentar as transformações decorrentes da ação do homem, a observar as construções do lugar onde vivem o local de onde vem a água que consomem etc. Podem discutir como o homem usa e transforma a natureza para sua necessidade e bem-estar e pensar na necessidade de cuidado e preservação do meio ambiente.

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