quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Expectativas de Aprendizagem do 1º ao 5º ano de Matemática

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM -  MATEMÁTICA
1º ANO

NÚMEROS
• Identificar números, percebendo sua função social.
• Realizar a contagem de objetos (coleções) pelo uso da seqüência numérica (oral/escrita).
• Reconhecer grandezas numéricas pela identificação da quantidade de algarismos e da posição ocupada por eles na escrita numérica.
• Utilizar números para expressar quantidades de elementos de uma coleção e para expressar a ordem numa seqüência
• Ler, escrever (produzir), comparar e ordenar números pela compreensão das características do sistema de numeração decimal.
• Construir procedimentos como formar pares e agrupar, para facilitar a contagem e a comparação entre duas coleções.


OPERAÇÕES
• Interpretar e resolver situações-problema, compreendendo significados da adição e subtração utilizando estratégias pessoais e algoritmos convencionais.
• Reconhecer e utilizar algoritmos como ferramenta que facilitam o calculo.
• Indicar o número que será obtido se duas coleções de objetos forem reunidas (situações-problema de “compor/juntar”).
• Indicar o número que será obtido se forem retirados objetos de uma coleção dada.
• Compor uma coleção com duas ou três vezes mais objetos que outra coleção dada.
• Utilizar estimativas para avaliar a adequação do resultado de operações.
• Utilizar uma técnica convencional para calcular o resultado de subtrações, sem recurso à unidade de ordem superior.


ESPAÇO E FORMA
• Localizar pessoas ou objetos no espaço, identificando a movimentação dos mesmos, com base em diferentes pontos de referência e também em indicações de posição.
• Identificar e registrar os deslocamentos de objetos através de registros e vocabulário específico.
• Observar e reconhecer figuras geométricas tridimensionais presentes em elementos naturais e nos objetos criados pelos homens, identificando suas características.
• Identificar e construir figuras geométricas planas, apresentando pelo menos duas características de cada uma delas.
• Identificar nos objetos de seu cotidiano superfícies planas e arredondadas.

GRANDEZAS E MEDIDAS
• Identificar unidades de tempo. (hora, dia, semana, mês, ano etc...)
• Identificar os meses do ano, explorando o calendário.
• Antecipar, recordar e descrever oralmente seqüências de acontecimentos referentes ao período de um dia.
• Reconhecer as unidades usuais de medida.(metro, centímetro, quilograma, grama, litro e mililitro).
• Comparar grandezas de mesma natureza por meio de uso de instrumentos de medidas conhecidos.

TRATAMENTO DA INFORMACÃO
• Criar registros pessoais (como desenhos, códigos) para comunicação das informações coletadas ou obtidas (resultados de um jogo, aniversários dos amigos, comunicação de hora e local de uma reunião etc).
• Registrar em tabelas simples suas observações (sobre condições do tempo, eventos da semana, por exemplo.

2º ANO

NÚMEROS
• Identificar números, percebendo sua função social.
• Utilizar diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção: contagem, formação pares, agrupamentos e estimativas.
• Contar em escalas ascendentes e descendentes de um e um, de dois em dois, de cinco em cinco etc, a partir de qualquer número dado, organizando agrupamentos.
• Construir procedimentos para comparar a quantidade de objetos de duas coleções, identificando a que tem mais, a que tem menos, ou se têm a mesma quantidade.
• Utilizar a calculadora para produzir escritas de números que são ditados.

OPERAÇÕES
• Interpretar e resolver situações-problema, compreendendo significados da adição e subtração utilizando estratégias pessoais não convencionais.
• Interpretar e resolver situações-problema, compreendendo significados da adição e subtração utilizando estratégias e algoritmos convencionais.
• Reconhecer e utilizar algoritmos como ferramenta que facilitam o calculo.
• Utilizar sinais convencionais (+,–, =) na escrita de operações de adição e subtração.
• Analisar, interpretar e resolver situações-problema, compreendendo os diversos significados da adição e subtração, utilizando estratégias pessoais, com o uso de técnicas convencionais e não convencionais

ESPAÇO E FORMA
• Localizar pessoas ou objetos no espaço, identificando a movimentação dos mesmos, com base em diferentes pontos de referência e também em indicações de posição.
• Estabelecer comparações entre objetos do espaço físico e objetos geométricos – corpos redondos e poliedros – sem uso obrigatório de nomenclatura.
• Identificar e construir figuras geométricas planas, apresentando pelo menos duas características diferentes em cada uma delas.
• Utilizar vocabulário especifico para indicar a posição de objetos dispostos no espaço, indicando deslocamento de objetos em diversas direções.

GRANDEZAS E MEDIDAS
• Identificar unidades de tempo – dia, semana, mês, bimestre, semestre, ano e utilizar calendários.
• Orientar-se corretamente usando vocabulário especifico para medir o tempo. Ex, faltam 10 minutos para as 15:00.
• Resolver situações-problema que envolvam a grandeza “COMPRIMENTO, MASSA, CAPACIDADE, TEMPERATURA”, utilizando estratégias pessoais, compreendo seus respectivos significados.
• Comparar grandezas de mesma natureza, por meio do uso de instrumentos de medida conhecidos – fita métrica, balança,pipetas

TRATAMENTO DA INFORMACÃO
• Ler e interpretar informações apresentadas em tabelas simples.
• Coletar e organizar informações, criando registros pessoais para comunicação de idade, número de irmãos, peso de animais que antecedem a elaboração de tabelas e gráficos.
• Resolver situações-problema que envolvam a localização de dados em folhetos de compra e de propaganda.
• Organizar tabelas simples e gráficos de barras e colunas para apresentar o resultado de pesquisas realizadas.

 3º ANO

NÚMEROS
• Identificar números, percebendo sua função social.
• Reconhecer os elementos que compõe uma determinada seqüência, (objetos, números) sendo capaz de continuar-la, identificando o critério que a constitui.
• Compor e decompor números segundo classes e ordem de acordo com o sistema de numeração decimal.
• Dominar o processo de “trocas” presente no material Dourado e Cuisenaire entre outros.
• Utilizar a calculadora para produzir e comparar escritas numéricas.
• Resolver situações-problema que envolvam relações entre números, tais como: ser maior que, ser menor que, estar entre, ter mais um, ter mais dois, ser o dobro, ser a metade.
• Compor e decompor números segundo classes e ordem de acordo com o sistema de numeração decimal. Em situação de uso real, aplicando esses conceitos ao sistema monetário brasileiro.

OPERAÇÕES
• Resolver situação problema utilizando estratégias diversas, sendo capaz de justificar o uso de algoritmos para a resolução esperada.
• Utilizar uma técnica convencional para calcular o resultado de subtrações, com recurso à unidade de ordem superior
• Determinar o resultado da multiplicação de números de 0 a 9, por 2, 3, 4, 5, em situações problema e identificar regularidades que permitam sua memorização.
• Analisar, interpretar, resolver e formular situações-problema, compreendendo alguns dos significados da divisão, utilizando estratégias pessoais e o uso do algoritmo.
• Justificar a troca entre cédulas e moedas, e vice-versa.
• Resolver situações-problema com calculo das quatro operações em que é necessário fazer estimativas ou arredondamentos de números naturais (cálculos aproximados)
• Fazer leitura de frações, associando figuras e nomenclatura.

ESPAÇO E FORMA
• Classificar figuras geométricas de acordo com suas semelhanças e diferenças
• Interpretar a localização de um objeto ou pessoa no espaço pela análise de maquetes, esboços, croquis.
• Relacionar figuras tridimensionais (como cubos, paralelepípedos, esferas, cones, cilindros e pirâmides) com elementos naturais e objetos do mundo que o cerca.
• Perceber semelhanças e diferenças entre figuras tridimensionais e bidimensionais, comparando pirâmides e triângulos, esferas e círculos.
• Identificar espacialmente objetos e figuras, utilizando um vocabulário específico para indicar a posição dos mesmos.
• Construir figuras geométricas planas identificando os elementos que a compõe (lados, ângulos)
• Classificar polígonos de acordo com seus elementos determinando perímetro e área.
• Utilizar instrumentos de medidas específicos de maneira a identificar as dimensões de objetos: peso, altura e comprimento.

GRANDEZAS E MEDIDAS
• Utilizar elementos distintos visando comparar /medir objetos.
• Estabelecer relação entre unidades de tempo — dia, semana, mês, bimestre, semestre, ano, consultando calendários e fazer leitura de horas relacionando minutos e segundos, em relógios analógicos e digitais
• Fazer uso de material específico para determinar as dimensões de objetos distintos (réguas, fitas métricas, pipetas, balanças, etc).
• Dominar o uso de malhas quadriculadas, para ampliar ou reduzir figuras, indicar trajetos e área de polígonos.

TRATAMENTO DA INFORMACÃO
• Ler e associar informações presentes em gráficos e tabelas, interpretando dados.
• Criar registros pessoais (como desenhos, códigos) para comunicação de informações coletadas.
• Coletar e associar informações presentes em tabelas relacionando-as de maneira a elaborar gráficos e vice-versa.

4º ANO

NÚMEROS
• Identificar números, percebendo sua função social.
• Reconhecer os elementos que compõem uma determinada sequência, (objetos, números) sendo capaz de continuar e criar novas seqüências, identificando o critério que a constitui.
• Compor e decompor números segundo classes e ordem de acordo com o sistema de numeração decimal.
• Escrever números racionais de uso freqüente, nas representações fracionária e decimal e localizar alguns deles na reta numérica
• Usar a nomeclatura especifica na aplicação das frações.
• Dominar o processo de “trocas” presente no material Dourado e Cuisenaire entre outros.
• Realizar trocas entre cédulas e moedas e vice-versa,

OPERAÇÕES
• Resolver situação problema utilizando estratégias diversas, sendo capaz de justificar o uso ou não de algoritmos visando obter uma resposta coerente para a proposta apresentada.
• Resolver situação problema utilizando estratégias diversas, justificando o uso de algoritmos visando obter uma resposta coerente para a proposta apresentada. De acordo com a idéia da operação presente no contexto.Dominando os algoritmos referente as quatro operações.
• Resolver situações-problema em que é necessário fazer estimativas ou arredondamentos de números naturais (cálculos aproximados)
• Aplicar algoritmos a resolução de problemas com números decimais
• Identificar e utilizar regularidades para multiplicar ou dividir um número por 10, por 100 e por 1.000.
• Compreender as idéias da divisão (equivalência ”quanto cabe”, separar em partes iguais e adicionar o resto).
• Compor e decompor números segundo classes e ordem de acordo com o sistema de numeração decimal, em situação de uso real, aplicando esses conceitos ao sistema monetário brasileiro.
• Resolver problemas que envolvem o uso da porcentagem no contexto diário.

ESPAÇO E FORMA
• Identificar espacialmente objetos e figuras, utilizando um vocabulário específico para indicar a posição dos mesmos.
• Identificar elementos dos polígonos e determinar seu perímetro com o auxilio de malhas quadriculadas.
• Classificar figuras geométricas de acordo com suas semelhanças e diferenças
• Dominar o uso de malhas quadriculadas, para ampliar ou reduzir figuras, indicar trajetos e medir a área de polígonos.
• Reconhecer e aplicar desenhos de maneira a representar frações.
• Identificar os elementos que compõem os sólidos geométricos (faces, vértices e arestas).
• Reconhecer planificações (moldes) de figuras tridimensionais como cubo, paralelepípedo, pirâmide, cone e cilindro.
• Planificar objetos tridimensionais. (representações bidimensionais)

GRANDEZAS E MEDIDAS
• Utilizar instrumentos de medidas específicos de maneira a identificar as dimensões de objetos: peso, altura e comprimento. Resolvendo situações-problema que envolvam o significado de unidades de medida bem como múltiplos e submúltiplos (grama, quilometro, mililitro,centímetro, etc)
• Utilizar medidas de tempo em realização de conversões simples, entre dias e semanas, horas e dias, semanas e meses.
• Utilizar, em situações-problema, unidades usuais de temperatura.
• Utilizar o sistema monetário brasileiro em situações-problema.
• Compreender o perímetro como a medida do contorno de uma figura plana.

TRATAMENTO DA INFORMACÃO
• Ler e associar informações presentes em gráficos e tabelas.
• Resolver problemas com dados apresentados de maneira organizada por meio de tabelas simples e gráficos de colunas.
• Organizar informações coletadas em tabelas e gráficos (colunas, barras, linha, setor)
• Descrever, por escrito, situações apresentadas por meio de tabelas e gráficos (colunas/barra).

5º ANO

NÚMEROS
• Identificar números, percebendo sua função social.
• Compreender e utilizar as regras do sistema de numeração decimal, para leitura e escrita, comparação, ordenação e arredondamento de números naturais de qualquer ordem de grandeza.
• Utilizar a nomenclatura das frações.
• Escrever e posicionar os números racionais na reta numérica.
• Identificar e produzir frações equivalentes, pela observação de representações gráficas e de regularidades nas escritas numéricas.

OPERAÇÕES
• Analisar, interpretar, formular e resolver situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações envolvendo números naturais.
• Resolver operações com números naturais e racionais, por meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias convencionais,cálculo mental e calculadora e usar estratégias de verificação e controle de resultados pelo uso do cálculo mental ou da calculadora.
• Resolver problemas que envolvem o uso da porcentagem no contexto diário, como 10%, 20%, 50%, 25%.
• Explorar a idéia de probabilidade em situações-problema simples.
• Compor e decompor números segundo classes e ordem de acordo com o sistema de numeração decimal, em situação de uso real, aplicando esses conceitos ao sistema monetário brasileiro.

ESPAÇO E FORMA
• Reconhecer semelhanças e diferenças entre poliedros (como os prismas, as pirâmides e outros).
• Identificar espacialmente objetos e figuras, utilizando um vocabulário específico para indicar a posição dos mesmos.
• Explorar planificações de alguns poliedros e corpos redondos
• Compor e decompor figuras planas e identificação de que qualquer polígono pode ser composto a partir de figuras triangulares.
• Dominar o uso de malhas quadriculadas, para ampliar ou reduzir figuras, indicar trajetos e medir a área de polígonos.
• Identificar relações entre o número de elementos como faces, vértices e arestas de um poliedro.

GRANDEZAS E MEDIDAS
• Calcular perímetro de figuras desenhadas em malhas quadriculadas ou não.
• Utilizar instrumentos de medidas específicos (régua, fita métrica, balanças, pipetas, etc ) de maneira a identificar as dimensões de objetos: peso, altura e comprimento. Resolvendo situações-problema que envolvam o significado de unidades de medida bem como múltiplos e submúltiplos (grama, quilometro, mililitro,centímetro, etc)
• Reconhecer e aplicar desenhos de maneira a representar frações.
• Resolver situações-problema que envolvam o significado de unidades de medidas de superfície como o metro quadrado(m2), o centímetro quadrado (cm2) e o quilômetro quadrado (km2).
• Planificar objetos tridimensionais. (representações bidimensionais)
• Utilizar o sistema monetário brasileiro em situações-problema.

TRATAMENTO DA INFORMACÃO
• Resolver situações-problema com dados apresentados de maneira organizada, por meio de tabelas simples ou tabelas de dupla entrada
• Resolver situações-problema em que os dados são apresentados por meio de gráficos de colunas, barras setores ou de linhas.
• Construir tabelas e gráficos para apresentar dados coletados ou obtidos em textos jornalísticos.
• Produzir textos diversos a partir de informações extraídas de gráficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário