quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Expectativas de Aprendizagem do 1º ao 5º ano de Língua Portuguesa

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM -  LÍNGUA PORTUGUESA

1º ANO

Comunicação oral
• Participar de situações de intercâmbio oral, ouvindo com atenção, formulando perguntas e respostas, argumentando e opinando sobre assuntos abordados.
• Expressar-se oralmente de forma clara, narrando fatos com seqüência lógica e verbal.

Práticas de leitura
• Escolher e manusear corretamente livros, gibis, revistas e outros suportes textuais que sejam apresentados para ler e apreciar.
• Realizar a leitura de livros/textos, ainda que não seja convencionalmente e fazer uso de procedimentos básicos do leitor e das estratégias de leitura.
• Recontar histórias conhecidas, recuperando algumas características da linguagem do texto lido pelo(a) professor(a).
• Ler, com a ajuda do(a) professor(a), diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e notícias),apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto e sobre as características de seu portador, sobre o gênero e sobre o sistema de escrita.
• Ler, por si mesmo, textos conhecidos, tais como parlendas, adivinhas, poemas, canções, trava-línguas, além de placas de identificação, listas, manchetes de jornal, legendas, quadrinhos e rótulos.
• Localizar palavras num texto que sabem de memória.

Análise e reflexão sobre a língua e às práticas de produção de texto
• Escrever o nome próprio com total autonomia e ler e escrever os nomes de seus colegas e professor.
• Reconhecer as letras do alfabeto e escrevê-las.
• Realizar a escrita espontânea e a leitura de listas, poesias, parlendas, trava-língua, contos de fadas, rotina e combinados didáticos.
• Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional.
• Compreender o funcionamento alfabético do sistema de escrita, ainda que escreva com erros ortográficos.
• Escrever alfabeticamente textos que conhece de memória (o texto falado e não a sua forma escrita), tais como: parlendas, adivinhas, poemas, canções, trava-línguas, entre outros.
• Reescrever – ditando para o professor ou para os colegas e, quando possível, de próprio punho – histórias conhecidas, considerando as idéias principais do texto-fonte e algumas características da linguagem escrita.
• Produzir textos de autoria (bilhetes, cartas, instrucionais), ditando para o professor ou para os colegas e, quando possível, de próprio punho.
• Revisar textos (próprios ou de outros) coletivamente com ajuda do professor.


EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM – 2º ANO


Comunicação oral
• Participar de situações de intercâmbio oral, ouvindo com atenção e formulando perguntas sobre o tema tratado.
• Planejar sua fala, adequando-a a diferentes interlocutores em situações comunicativas do cotidiano.

Práticas de leitura
• Escolher e manusear corretamente livros, gibis, revistas e outros   suportes textuais que sejam apresentados para ler e apreciar.
• Apreciar textos literários.
• Recontar histórias conhecidas, recuperando algumas características da linguagem do texto lido pelo(a) professor(a).
• Ler, com a ajuda do(a) professor(a), diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e notícias),apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto e sobre as características de seu portador, sobre o gênero e sobre o sistema de escrita.
• Ler, por si mesmo, textos conhecidos, tais como parlendas, adivinhas, poemas, canções, trava-línguas, além de placas de identificação, listas, manchetes de jornal, legendas, quadrinhos e rótulos.


Análise e reflexão sobre a língua e às práticas de produção de texto
• Compreender o funcionamento alfabético do sistema de escrita, ainda que escreva com erros ortográficos.
• Escrever alfabeticamente textos que conhece de memória (o texto falado e não a sua forma escrita), tais como: parlendas, adivinhas, poemas, canções, trava-línguas, entre outros.
• Reescrever – ditando para você ou para os colegas e, quando possível, de próprio punho – histórias conhecidas, considerando as idéias principais do texto-fonte e algumas características da linguagem escrita.
• Produzir textos de autoria (bilhetes, cartas, instrucionais), ditando para você ou para os colegas e, quando possível, de próprio punho.
• Revisar textos (próprios ou de outros) coletivamente com ajuda do professor.
 

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM – 3º ANO
 

Comunicação oral:
• Participar de situações de intercâmbio oral, ouvindo com atenção; formular e responder perguntas; explicar e compreender explicações; manifestar opiniões sobre o assunto tratado.
 

Práticas de leitura
• Escolher e manusear corretamente livros, gibis, revistas e outros suportes textuais que sejam apresentados para ler e apreciar.
• Apreciar textos literários.
• Ler, por si mesmos, diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e notícias), apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, sobre as características de seu portador, sobre o gênero e sobre o sistema de escrita.
• Ler, com a ajuda do(a) professor(a), textos para estudar os temas tratados nas diferentes áreas de conhecimento (enciclopédias, informações veiculadas pela internet e revistas).
 

Análise e reflexão sobre a língua e às práticas de produção de texto
• Escrever alfabeticamente textos que conhece de memória (o texto falado e não a sua forma escrita), tais como: parlendas, adivinhas, poemas, canções, trava-línguas, entre outros.
• Reescrever, de próprio punho, histórias conhecidas, considerando as idéias principais do texto-fonte e algumas características da linguagem escrita.
• Produzir textos de autoria de próprio punho, utilizando recursos da linguagem escrita ( bilhetes, cartas, regras de jogos, textos informativos e outros)
• Revisar textos coletivamente com a ajuda do(a) professor(a) ou em parceria com colegas.
• Reconhecer e utilizar a linguagem adequada à finalidade e ao interlocutor.
 

Padrões de escrita
• Pontuar corretamente final de frases, usando inicial maiúscula.
• Segmentar corretamente a palavra na passagem de uma linha para outra.
• Segmentar o texto em frases.
• Reduzir os erros relacionados à transcrição da fala.
• Representar marcas da nasalidade de forma convencional.
• Escrever corretamente palavras de uso freqüente
• Acentuar palavras de uso comum
• Aplicar regra geral de concordância verbal.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM – 4º ANO
 

Comunicação oral
• Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas justificando suas respostas, manifestar e acolher opiniões, fazer colocações considerando as falas anteriores.
• Emitir opinião sobre os textos lidos.
• Recontar apropriando-se das características do texto-fonte.
 

Práticas de leitura
Relacionar os textos à situação comunicativa e aos suportes em que circulam originalmente, observando as relações entre os textos.• Estabelecer conexões entre os textos e os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores.
• Explicitar o assunto dos textos.
• Inferir os sentidos dos textos, por meio da análise de palavras ou expressões.
• Recuperar informações explícitas.
• Correlacionar causa e efeito, problema e solução, fato e opinião.
• Apreciar textos literários.

• Identificar, com auxílio do professor, possíveis elementos da organização dos gêneros textuais.
• Reconhecer e utilizar a linguagem adequada à finalidade e ao interlocutor.
• Analisar as características lingüísticas e discursivas que contribuem para a construção dos sentidos dos textos que serão lidos e produzidos.
• Identificar as características dos diferentes estilos de escrita, das diferentes formas de organização e do conteúdo dos textos.
• Identificar recursos usados na apresentação das personagens e das ações do enredo.
 

Produção escrita de textos
• Produzir textos, levando em conta o gênero e seu contexto de produção e circulação.
• Reescrever e produzir textos de autoria, com apoio do professor, utilizando procedimentos de escritor: planejar o que vai escrever considerando a intencionalidade, o interlocutor, o portador e as características do gênero; fazer rascunhos, reler o que está escrevendo, tanto para controlar a progressão temática quanto para melhorar outros aspectos – discursivos ou notacionais – do texto .
• Revisar os textos durante o processo de produção escrita e ao final dele considerando a coerência, a coesão e a ortografia.
• Produzir resumos a partir de textos lidos.
 

Padrões de escrita
• Pontuar corretamente final de frases, usando inicial maiúscula.
• Segmentar corretamente a palavra na passagem de uma linha para outra.
• Segmentar o texto em frases e parágrafos em função das restrições impostas pelos gêneros.
• Pontuar corretamente os elementos de uma enumeração.
• Pontuar corretamente passagens de discurso direto em função das restrições impostas pelos gêneros.
• Reduzir os erros relacionados à transcrição da fala.
• Representar marcas da nasalidade de forma convencional.
• Respeitar regularidades contextuais.
• Respeitar as regularidades morfológicas
• Escrever corretamente palavras de uso freqüente
• Acentuar palavras de uso comum
• Aplicar regra geral de concordância verbal
• Formatar graficamente o texto.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM – 5º ANO

Comunicação oral:
• Relatar acontecimentos, respeitando a seqüência temporal e causal.
• Ouvir com atenção lendas e mitos de diferentes origens, lidos ou contados, estabelecendo conexões com os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores.
• Recontar lendas e mitos, apropriando-se das características do texto-fonte.
• Ouvir leitura dramática de lenda ou mito.
• Participar de situações de intercâmbio oral, formulando perguntas ou estabelecendo conexões com os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores.

Práticas de leitura
• Relacionar o roteiro/mapa de localização à situação comunicativa e ao suporte em que circula originalmente.
• Relacionar os gêneros textuais à situação comunicativa e ao suporte em que circula originalmente.
• Explicitar a idéia principal (O que o texto fala do assunto tratado?).
• Levantar as idéias principais do texto para organizá-las em seqüência lógica.
• Relacionar pronomes ou expressões usadas como sinônimos a seu referente para estabelecer a coesão textual.
• Explicitar o assunto do texto.
• Correlacionar causa e efeito, problema e solução, fato e opinião.
• Descrever personagens e identificar o ponto de vista do narrador, reconhecendo suas funções na narrativa.
• Articular os episódios em seqüência temporal e caracterizar o espaço onde se realizam os eventos narrados.
• Identificar o conflito gerador.
• Recuperar informações explícitas.
• Estabelecer conexões entre o texto e os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores.
• Estabelecer a relação entre o título e o corpo do texto ou entre as imagens (fotos, ilustrações) e o corpo do texto.
• Localizar informações em gráficos, tabelas, mapas etc. que acompanham o texto.
• Inferir o sentido de palavras ou expressões a partir do contexto ou selecionar a acepção mais adequada em verbete de dicionário ou de enciclopédia.

Produção de textos
• Produzir roteiro levando em conta o gênero e o seu contexto de produção.
• Produzir resumos a partir de textos lidos.
• Reescrever textos conhecidos, levando em conta o gênero e o seu contexto de produção.
• Revisar e editar o texto, focalizando os aspectos estudados na análise e reflexão sobre a língua e a linguagem.
• Identificar, com o auxílio do professor, possíveis elementos da organização interna do roteiro / mapa de localização: ponto de partida, trajeto, ponto de chegada.
• Examinar o uso das formas verbais no infinitivo ou no imperativo para executar as instruções.
• Identificar marcadores espaciais (dentro / fora, em cima / embaixo, direita / esquerda etc.) para compreender alguns de seus usos.
• Identificar marcadores temporais (depois, logo após, então, em seguida etc.) para compreender alguns de seus usos.
• Examinar o uso dos verbos de ação / deslocamento: seguir, virar, passar, contornar etc.
• Identificar, com o auxílio do professor, possíveis elementos da organização interna do artigo de divulgação científica: esquematização inicial, expansão, conclusão.
• Examinar o uso dos tempos verbais no eixo do presente.
• Explorar o emprego de vocabulário técnico de acordo com o assunto tratado.
• Identificar, com o auxílio do professor, possíveis elementos da organização interna da notícia: manchete, parágrafo síntese (lide) e corpo do texto.
• Localizar palavras e expressões que marcam a progressão do tempo e as que estabelecem as relações de causalidade entre os acontecimentos relatados para compreender alguns de seus usos.
• Examinar o uso dos tempos verbais no eixo do pretérito.
• Reconhecer, em relação à finalidade e ao interlocutor, o nível de linguagem em uso: formal / informal.
• Identificar, com o auxílio do professor, possíveis elementos da organização interna da lenda e do mito: situação inicial, desenvolvimento da ação, situação final.
• Distinguir fala de personagem do enunciado do narrador para compreender alguns de seus usos.
• Examinar o uso dos verbos do dizer para introduzir a fala das personagens.
• Examinar o uso dos tempos verbais no eixo do pretérito.
 

Padrões de escrita
• Segmentar o texto em parágrafos, em decorrência das restrições impostas pelos gêneros.
• Pontuar corretamente os elementos de uma enumeração.
• Empregar a vírgula para isolar inversões e intercalações no interior das frases.
• Pontuar corretamente passagens de discurso direto, em razão das restrições impostas pelos gêneros.
• Respeitar as regularidades contextuais e as regularidades morfológicas.
• Acentuar corretamente as palavras, em vista da oposição entre oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
• Aplicar a regra geral de concordância verbal e nominal.
• Formatar graficamente o texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário